Tecnologia 21/03/2017 - 17h31

Veja como garantir mais vida à bateria do seu celular

Na era dos smartphones, muitos se perguntam como fazer para prolongar a vida útil da bateria do aparelho. Confira dicas para ela durar mais
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19007, 'email': 'lucianasantos@opovo.com.br', 'nome': 'Lua Santos'})
Lua Santos lucianasantos@opovo.com.br
OSORIOartist|Shutterstock

Os celulares evoluíram para smartphones e se tornaram praticamente extensão de nós mesmos. É quase impensável passar um dia inteiro sem o telefone do lado. Quem nunca ficou com aquela sensação de desespero, caçando uma tomada por todos os lados, à menor iminência de ficar sem carga? Mas será que estamos cuidando bem da vida útil das baterias de nossos aparelhos? Podemos utilizar enquanto carrega? Existe mesmo o efeito memória?

Confira a seguir uma série de mitos e verdades sobre a vida útil da bateria e aprenda a conservá-la:


Pode usar qualquer carregador?

De acordo com grandes fabricantes - Apple, Motorola e LG -, é essencial utilizar carregadores originais. Isso porque eles têm uma amperagem adequada ao tipo de bateria. Outro fator importante ao se utilizar acessórios originais é que ao atingir 10% da carga, o sistema elétrico do aparelho é desarmado e a bateria para de carregar, puxando a energia necessária apenas para o funcionamento do sistema, evitando que a bateria reconheça isso como um novo ciclo de carregamento.


A bateria pode viciar?

Desde que as baterias de íons de lítio foram adotadas, o chamado “efeito memória” deixou de existir. ou seja, elas não guardam mais o padrão de armazenamento. De acordo com a Motorola, “elas foram projetadas para ter uma duração compatível com o ciclo de vida de um smartphone, ou seja, vão durar pelo menos de 18 a 24 meses.”


A temperatura afeta o desempenho?

Segundo a Apple, os dispositivos foram projetados para ter bom desempenho em diferentes temperaturas. A temperatura ideal é entre 16°C e 22°C, e é recomendável não ultrapassar os 35°C. Por isso, evite deixar o aparelho exposto diretamente ao sol, dentro de veículos estacionados ao sol. Também é importante remover a capa antes de carregar, a fim de evitar qualquer aquecimento, que pode levar ao estufamento e mesmo à explosão da bateria.


Posso carregar mesmo antes da carga ficar baixa?

As baterias de íons de lítio são programadas para ter seu melhor funcionamento entre 20% a 80% de sua carga. Ou seja, é recomendável deixar a carga da bateria sempre entre esses dois patamares a fim de evitar que ela force seu funcionamento e tenha sua vida útil diminuída.


Pode usar o celular enquanto carrega a bateria?

Todas as três fabricantes são unânimes ao dizer que não há problemas em utilizar o telefone enquanto a bateria é carregada. As histórias de choques ao utilizar o aparelho foram associadas ao uso de carregadores piratas. A LG pede apenas que você se certifique que a bateria está bem encaixada no aparelho enquanto a Apple recomenda que, em casos de níveis muito baixos de carga - menos de 10% -, o usuário aguarde cerca de 10 minutos após ligar o aparelho na tomada, para então utilizá-lo.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS