Em meio ao centro da cidade de Juazeiro do Norte, uma parede de tijolos e uma grande janela adornada por cortinas florais nos convida a saborear um almoço como se estivéssemos na casa da nossa avó. Ao passar pela porta, nos deparamos com elementos como colheres de pau e outros utensílios expostos em nichos de madeira, modelos antigos de rádio e ferro de passar, pequenas galinhas d’angola e estátuas de padre Cícero, Lampião e Maria Bonita. Com toque característico da cultura nordestina, mas sem ser caricata, a decoração no interior do Malu Self Service reitera a sensação de aconchego.
Foi com essa intenção de proporcionar um ambiente acolhedor, que recebesse como casa de vovó e oferecesse uma comida caseira, que as irmãs Luciana Rodrigues, pedagoga, e Marciana Gonçalves, formada em Serviço Social, inauguraram o Malu Self Service - nome formado pelas primeiras sílabas dos nomes das proprietárias. Segundo conta Luciana, a abertura do restaurante foi um grande desafio na vida das duas, que antes trabalhavam em áreas sem nenhuma relação com alimentação. "De repente recebemos em nossas mãos o desafio de gerir o que é nosso. Mas, por outro lado, trabalhar com gente é muito bacana. Aprendemos algo novo a cada dia", afirma.
Luciana e Marciana são da cidade de Aurora, a, aproximadamente, 80 km de Juazeiro do Norte. Cresceram vendo seus pais, seu Germano e dona Leonor, como elas se referem carinhosamente, sustentando a família com a produção de tachos de queijo de manteiga e panelas de galinha caipira, o que fez com que os filhos tivessem visão empreendedora. Segundo conta Luciana, o ramo da gastronomia foi escolhido pelas irmãs por sempre terem escutado, desde pequenas, os pais falarem que trabalhar com comida dava retorno. "Quando a gente pensou em colocar o nosso próprio negócio, tinha que ser no ramo de alimentação, por conta da liquidez imediata e por conta da certeza de que é um bem de primeira necessidade", explica Luciana. Juazeirenses de coração e romeiras de Padre Cícero, as irmãs dizem ter como referência do sacerdote não só a fé, mas também o lado empreendedor.
Depois de muitos estudos e pesquisas, o tão sonhado restaurante tornou-se realidade em 26 de novembro de 2013. Com 76 lugares, o Malu tem como princípios a qualidade no serviço, o desenvolvimento sustentável da região — priorizando a compra de insumos de produtores locais — e o atendimento personalizado com cordialidade e simpatia para seus clientes, os quais as proprietária buscam conhecer pelo nome. Para Luciana, "o comércio é mais relacionamento. O resto é técnica".
No cardápio regional e saudável, montado de acordo com as sugestões dos clientes e com as matérias-primas da região e da época, é possível experimentar pratos típicos como arroz de leite, baião de dois, carne de sol, torta de banana e pamonha de forno, além de alimentos mais leves, como salmão, arroz integral, massas sem glúten e frutas da estação.
A parceria entre o restaurante e instituições como Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio de cursos e programas, possibilita a qualificação e profissionalização dos funcionários. “O Selo Sebrae, em especial, tem sido o maior incentivador do nosso crescimento. Através dele desenvolvemos a consciência ecológica no descarte do nosso óleo de cozinha, criamos e implantamos as fichas técnicas do nosso cardápio, treinamos a nossa equipe para a manipulação correta dos alimentos, entre outros benefícios”, destaca a sócia.
As irmãs acreditam que o negócio trouxe benefícios para a população de Juazeiro, tanto pela gastronomia regional e saudável, com ingredientes como a criatividade e o carinho, servida no restaurante, quanto pelo ambiente aconchegante que oferece, também divulgando um pouco da cultura caririense.
Serviço
Malu Self Service
Rua do Cruzeiro, 173, Centro - Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3512 1300
Horários: de segunda a sábado, das 11h às 15h
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