Casa 28/04/2016 - 17h34

Como decorar apartamentos pequenos

Apartamentos pequenos podem, à primeira vista, parecer desafiadores quando o assunto é decoração. Mas, calma! Separamos algumas dicas que tirarão você do aperto!
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 18779, 'email': 'larissaviega@opovo.com.br', 'nome': 'Larissa Viegas'})
Larissa Viegas larissaviega@opovo.com.br
Shutterstock

Para muitos, apartamento pequeno é sinônimo de bagunça, aperto e até limitação na hora de decorar. Pensando nisso, o canal Revistas O POVO separou algumas dicas, sugeridas por Laura Rios, sócio-diretora da Creatore Arquitetura, para você que está de malas prontas para um cantinho menor ou que deseja dar um up no visual do seu lar.

Cores
Evite as escuras em paredes grandes e aposte nas claras, que aproveitam a iluminação natural do ambiente, como a gelo e a baunilha. O colorido da casa fica por conta dos objetos. “Uma parede clara com um quadro colorido dá o mesmo efeito da parede colorida”, indica Laura.

No caso de paredes pequenas, com no máximo 1,5 m de largura, é possível usar cores mais fortes, como azul, vermelho, verde etc. Elas também servirão para destacar um móvel que se posicionará à sua frente.

 


Móveis
Aposte nos projetados, que são pensados exatamente para aquele ambiente e evita a compra errônea de outro tipo de mobiliário. As cristaleiras verticais também podem ser opções bacanas. “Elas são mais funcionais do que a gente imagina: guardam livros, porta-retratos, discos, objetos de decoração e podem ser até um bar”, diz Laura. Já os puffs são bem versáteis, funcionando como mesinha de apoio e assento para as visitas.


Espelhos
Curingas e atemporais, os espelhos nunca saem de moda e caem bem em qualquer decoração. Além de ampliar o espaço, eles dão a sensação de limpeza ao ambiente. Indicados para espaços mais escuros, eles refletem a luz do dia. Por isso, antes de instalar, tem que observar qual é a parede mais escura da casa para recebê-lo, assim como evitar instalá-lo próximo a janelas.

Janelas
As cortinas mais cheias dão a sensação de que o quarto é menor do que realmente é. Por isso, a arquiteta indica cortinas do tipo bando, retas ou painéis. O objetivo é não deixar a janela com volume.

Eletrodomésticos
Hoje, existem no mercado eletrodomésticos para qualquer tipo de ambiente. “As dimensões são das mais variadas, que aproveitam o espaço vertical. Assim, o primeiro passo é ver a real necessidade da residência, quantas pessoas moram, para depois escolher os modelos”, explica a arquiteta. Laura diz que um dos mais práticos são os cooktops, que dão espaço à cozinha.



Prateleiras e nichos
Apesar de versáteis, devem ser usados com moderação. Quando colocados em excesso, eles também passam a sensação de ter menos espaço no ambiente. Dessa forma, devem ser utilizados em pontos estratégicos, como próximo a mesa do computador, no canto do quarto das crianças para guardar brinquedos ou na sala, com espelhos ao fundo (dos nichos). Outro cuidado que se deve ter é com o volume de objetos, já que, em excesso, eles passam a ideia de desorganização.

Iluminação
Ao contrário do que muitos pensam, a iluminação ideal para dentro de casa é a meio tom, penumbra, com lâmpadas amarelas ou âmbares.  “A casa é, geralmente, um local de aconchego e descanso no final do dia. Uma luz de abajur num tom amarelado é o suficiente para uma sala”, explica a arquiteta. O excesso de luz causa agitação na casa, por isso, o indicado é a luminária de chão, em arco, que permite mudar o foco de luz. No caso dos lustres, eles sempre têm que estar acompanhados de uma mesa.


Projeto
Contrate um profissional para projetar o apartamento. Assim ele faz um levantamento do que os moradores possuem e adaptam o projeto às suas necessidades, priorizando o que é mais importante.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object