SAÚDE 23/08/2017 - 15h40

O poder das plantas Limpam Ar na eliminação de toxinas poluentes

Aliados da saúde respiratória, os tipos substituem os purificadores de ar. Segundo especialista, em geral, as plantas, se cultivadas de maneira correta, podem atuar na purificação de ambientes
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19144, 'email': 'diulianofreitas@opovo.com.br', 'nome': 'Diuliano de Freitas'}
Diuliano de Freitas diulianofreitas@opovo.com.br
MJTH/shutterstock

Maneira simples de amenizar os problemas enfrentados em casa ou no trabalho devido à poluição, plantas Limpam Ar podem ajudar a purificar o ar e são, muitas das vezes, mais eficazes que purificadores de ar industrializados. Além de deixar o espaço mais verde e diversificado, essas plantas podem colaborar para a saúde de cada um, pois são instrumentos na redução de malefícios característicos dos grandes centros urbanos, que colocam em risco a qualidade de vida das pessoas.

Lista da Agência Espacial Americana (Nasa) aponta exemplos de plantas Limpam Ar. Lírio da paz, palmeira-dama e árvore-da-borracha fazem parte do rol. Segundo o engenheiro agrônomo Itamar Frota, porém, as plantas, em geral, se cultivadas com obediência a alguns critérios, como regá-las de maneira correta e posicioná-las de forma a aproveitar a luz solar, podem agir na purificação e eliminação de toxinas poluentes do ar.

"As plantas podem ser cultivadas em casa em vasos, pequenos canteiros, jardins verticais ou, até mesmo, em mini jardins. Para isso, o primeiro passo é verificar o nível de incidência da luz do sol, além de regar até duas vezes por dia. O ideal é verificar o comportamento da luz solar nos locais em que as plantas foram inseridas e, a partir daí, escolher a espécie adequada para cada ambiente", acrescenta.

O profissional explica ainda que plantas cuidadas dentro dos moldes corretos de cultivo podem ter mais eficácia que purificadores de ar. "Algumas espécies de plantas realizam fotossíntese e fornecem oxigênio natural nesses locais. Algumas têm também capacidade de absorver elementos químicos como gás carbônico, por exemplo. Samambaias e clorofitos compõem a lista de plantas que podem ser indicadas para essa finalidade”, conclui Frota.  

Veja cinco espécies de plantas que ajudam o ambiente de casa ou do trabalho a possuir um ar mais limpo.

Antoha713/shutterstock
Em geral, plantas cuidadas dentro dos moldes corretos de cultivo podem ter mais eficácia que purificadores de ar

1. Aloe Vera
Conhecida popularmente como "babosa", a planta é capaz de remover o formaldeído do ar, um composto orgânico feito a partir do metanol e tóxico para a saúde.

photographee/shutterstock
Para ter uma areca-bambu em casa é preciso seguir os cuidados em colocar a planta próximo da luz solar

2. Areca-Bambu
Uma das mais conhecidas e indicadas pelos especialistas na categoria de "limpadora de ar", a palmeira de jardim é recomendada pela sua altura e, quanto maior for, será mais eficaz na hora de filtrar o ar dos ambientes.

Photographeeeu/shutterstock
Planta de característica rústica, é relativamente tolerante a baixas temperaturas de inverno

3. Samambaia
A samambaia é umidificadora natural do ar, remove toxinas e pode ser uma das melhores plantas para se ter em ambientes fechados.

Katelyn W/shutterstock
São ideais para deixar na lavanderia ou no quarto, pois atuam na remoção de tricloroetileno, componente químico encontrado em produtos de limpeza de roupas

4. Gerbera
As gerberas são removedoras de benzeno, substância cancerígena. Segundo a listagem da NASA, além de absorver o dióxido de carbono, componente químico decorrente da combustão do carvão, hidrocarbonetos e fermentação de líquidos, as gerberas são capazes de trocar o ar poluído por oxigênio limpo e puro.  

Ho Su A B/shutterstock
A planta é eficiente na eliminação do benzeno, xileno e toluene e também age contra o formaleído e o tricloroetileno

5.Árvore-da-borracha
Além de resistente, a árvore-da-borracha tem um alto índice de transpiração, ajudando a manter a umidade do ar.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object