José de Alencar 29/07/2014

Lagoa da Laura volta a receber aterramento clandestino

Mesmo problema já havia sido punido pela Seuma em abril deste ano. Entulhos despejados no terreno avançam em direção ao espelho d'água. Conforme moradores, as ações são intensificadas no fim de semana
notícia 1 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18761, 'email': 'cotidiano@opovo.com.br', 'nome': 'Tha\xeds Brito'})
Thaís Brito cotidiano@opovo.com.br
DEIVYSON TEIXEIRA
A vegetação ao redor da Lagoa da Laura é ameaçada pelo avanço dos entulhos e da areia

A Lagoa do Gravito nem sempre é lembrada por quem passa pelas ruas vizinhas, no bairro José de Alencar. Alguns a tratam por Lagoa da Laura, em alusão a uma das moradoras da região. Outros nem sabem que há lagoa por perto. Com repetidas ações de aterramento clandestino, o entulho e a areia vão encobrindo a pouca água vista por ali. É a segunda denúncia em quatro meses para o mesmo problema junto à Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

 

Localizada a cerca de sete quarteirões atrás da Casa de José de Alencar, a lagoa quase não tem espelho d’água aparente. A vegetação ao redor é ameaçada pelo avanço dos entulhos e da areia, que na manhã de ontem ainda tinha marcas de pneus. Segundo moradores, que preferiram não se identificar, caminhões e máquinas são vistas no local no fim de semana fazendo o aterramento do recurso hídrico. “Ontem (domingo), estava o movimento aqui. Ele (o proprietário) sabe que ninguém vai fiscalizar nesses dias”, comenta um homem que trabalha nas proximidades.


Na manhã de ontem, a reportagem viu duas agentes de fiscalização da Secretaria Regional (SER) VI, que também receberam a denúncia de uma moradora feita na manhã anterior. Elas conversaram com moradores e relataram que as informações seriam repassadas à Seuma, que também encaminhou fiscais ao local na tarde de ontem. A equipe constatou que se trata de um terreno particular localizado ao lado da lagoa e que uma parte dele está dentro da Zona de Preservação Ambiental (ZPA) da Lagoa da Laura.


De acordo com a Seuma, a equipe de fiscalização vai identificar o proprietário e, se comprovada a irregularidade, ele poderá ser autuado por aterro irregular e edificação de muro em alvenaria dentro de ZPA. A sanção para quem realiza aterramento ilegal, conforme a pasta, é a emissão de auto de constatação, multa e reparação dos danos ambientais causados.


Com o retorno das atividades da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Fortaleza na próxima semana, a área pode receber novas visitas de vereadores, que também devem percorrer locais degradados próximos ao Rio Cocó, entre o Makro e a Arena Castelão.

 

Reincidência

Em abril, O POVO noticiou o mesmo problema na lagoa. Os entulhos despejados por caminhões e espalhados com tratores foram constatados em visitas da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Fortaleza, da Seuma e de membros do SOS Cocó. O proprietário do terreno foi identificado e autuado por promover aterramento ilegal. E o proprietário dos caminhões utilizados foi autuado pelo uso dos veículos sem manifesto de transporte e cadastro técnico na Prefeitura.

 

Novos monitoramentos haviam sido prometidos pela Seuma, além de um georreferenciamento para averiguar se a lagoa está localizada em terreno particular ou se tem parte em área pública. Pela política ambiental do município, o programa Águas da Cidade deve levantar, até setembro, um diagnóstico das lagoas de Fortaleza para ações de revitalização.

 

Saiba mais


Conforme a lei 9.605/98, as penas podem ser agravadas caso haja reincidência na infração e caso o crime tenha sido praticado em domingos ou feriados. A infração em secas ou inundações também aumenta a gravidade. Segundo a lei, o crime ambiental ocorrido por lançamento de resíduos sólidos em desacordo com exigências estabelecidas em leis ou regulamentos pode ser punido com reclusão de um a cinco anos.

 

Em áreas fora de ZPA, o aterramento precisa ser licenciado pela Seuma. Já quanto à construção do muro, fora de ZPA, a autorização deve ser solicitada quando este possuir altura superior a três metros junto à Regional da área.

 

Serviço

 

Crimes ambientais podem ser denunciados na Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente

Telefone: (85) 3452 6927

 

espaço do leitor
MARCELO PAIVA 30/07/2014 14:54
Sabe pq nada é feito??? Pq tem gente grande por trás.... Uma área valorizada dessa vcs acham que seriam pessoas pobres aterrando??? Isso é Ceará, Nordeste, Brasil......
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano