Férias 13/07/2018 - 10h00

Veja roteiros para curtir o fim de semana no Ceará

Para quem busca descansar um pouco no período de férias, mas só pode dar uma escapada de fim de semana, separamos alguns roteiros cearenses que podem ser aproveitados em poucos dias
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19107, 'email': 'hamlet.oliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Hamlet Oliveira'}
Hamlet Oliveira hamlet.oliveira@opovo.com.br
Foto: Edimar Soares
A praia do Cumbuco é um dos destinos próximos a Fortaleza para curtir alguns dias no Ceará

Com o Ceará tendo diversas variedades geográficas, é possível passar desde um fim de semana na praia até coberto com casacos para aguentar o frio das serras. Na lista a seguir, você confere opções para quem deseja fugir apenas por alguns dias do estresse da Capital, aproveitando também o período de férias escolares. Os trajetos podem ser realizados tanto via carro particular quanto por ônibus de empresas especializadas.
 

Ubajara 
Foto: Sara Maia
Igreja Matriz de Ubajara

Localizado a pouco mais de 310 km de Fortaleza, o município é conhecido pelo clima serrano e o Parque Nacional de Ubajara. Em média, as viagens de carro duram cerca de quatro horas e seis via ônibus. O Parque conta com uma variedade de trilhas para os visitantes, com diferentes níveis de dificuldade, com cachoeiras e fauna e flora local. Uma dica importante é sobre o uso de sapatos confortáveis e leves, além de água para manter a hidratação do corpo durante as trilhas. 

Diversas pousadas, com distância variável do parque, também estão disponíveis para o público. A principal atração é a Gruta de Ubajara, com 450 metros disponíveis para exploração do público. O acesso era feito através de um teleférico, mas o equipamento se encontra fora de uso. Para acessar o local é preciso enfrentar uma trilha de 14 km, divididos entre ida e volta. Todos os passeios devem ser feito com acompanhamento de guia. Além do dia no Parque, vale conhecer as casas históricas da cidade e o aspecto religioso da região. 

Na região da Serra da Ibiapaba, também é possível conhecer outras cidades da área, como Tianguá e Viçosa do Ceará. 

Lagoinha
Foto: Deivyson Teixeira
Os coqueiros compõem a bela paisagem da praia

Para quem procura calmaria e deseja fugir das praias mais visitadas do Estado, como Jericoacoara e Canoa Quebrada, Lagoinha e arredores podem ser opções válidas. O local fica a 124 km de Fortaleza, próximo ao município de Paracuru. Entre as atrações disponíveis estão os tradicionais passeios de buggy pela costa, além da bela vista da localidade, que conta com opções variadas de restaurantes e pousadas. O local ganhou mais visibilidade com o início da construção do Hard Rock Hotel, famosa marca estadunidense de hospedagem. 

Após um dia na Lagoinha, é possível visitar o município de Paracuru, também popular pelas belezas naturais e conhecer a Praia Pedra Rachada. O destaque do local são as dunas, de onde é possível observar o pôr do sol. No retorno à Fortaleza, ainda é possível conhecer um pouco da Praia do Cumbuco, localizada no município de Caucaia, popular entre os praticantes de kite surf.    

Maranguape
Foto: Deivyson Teixeira
O Ipark é uma das atrações de Maranguape

Situada a menos de 30 km da Capital, Maranguape é ideal para quem não pode se ausentar por muito tempo, mas ainda deseja tirar um tempo para relaxar. O principal atrativo da cidade é o Ipark Complexo Turístico. Com opções de trilha, atividades esportivas, banho de açude, passeios de bicicleta e outros, o espaço é popular para turistas e moradores locais. O Museu da Cachaça está situado no mesmo local e permite aos visitantes experimentarem um pouco da bebida típica brasileira. 

Para quem desejar estender o período no município, a pousada Encanto da Serra traz proximidade com a natureza. Além de ter um estilo de casarão antigo, o local também fica próximo a uma cachoeira. Há possibilidade tanto de hospedagem quanto de passar apenas um dia na pousada. A proximidade com Fortaleza permite um acesso rápido ao município. 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS