ENTRETENIMENTO 15/02/2018 - 07h00

Seis podcasts sobre assuntos variados para conhecer

As Revistas O POVO listaram opções dessa mídia para quem quer saber mais sobre temas como ciência, literatura, cinema e política, entre outros
notícia 0 comentários
{'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 19099, 'email': 'gabrielacustodio@opovo.com.br', 'nome': 'Gabriela Cust\xf3dio'}
Gabriela Custódio gabrielacustodio@opovo.com.br
Antonio Guillem / Shutterstock
No Brasil, a cultura do podcast foi iniciada em 2004

Atualizado em 15/02/2018, às 15h07

Semelhantes a programas de rádio, mas disponíveis sob demanda, os podcasts podem ser uma opção para quem busca uma forma prática de aprender sobre novos assuntos ou de se divertir, seja para preencher o tempo no carro a caminho do trabalho, em casa ou na academia. Democráticos, eles podem abordar diferentes temas, com conteúdos que passeiam por ciência, tecnologia, literatura, cinema e comportamento, entre outros.

A mídia está presente no Brasil desde 2004 e, de acordo com a PodPesquisa 2014 — dados mais recentes relativos à audiência brasileira —, a idade média do ouvinte é de 25 anos. Ainda segundo o levantamento, entre os assuntos mais ouvidos pelo público estão humor e entretenimento; televisão, séries e cinema; games; tecnologia e ciência. As Revistas O POVO listaram seis podcasts para agradar a diferentes gostos. Confira a seleção.

1. Ciência — Scicast
Fundado em 2013 por Silmar Geremia, o Scicast aborda conteúdos sobre ciência de forma divertida e leve. Entre os temas tratados pela equipe nos 239 episódios já publicados estão química orgânica, vacinas e nefrologia, blockchain, relatividade, homeopatia, teoria do caos, geopolítica, internet das coisas (IoT), astronomia, febre amarela, intoxicações alimentares, física quântica, big bang, humor, criatividade e outros. O Scicast faz parte do Portal Deviante, que abriga demais podcasts, como Fronteiras no Tempo (história) e Spin de Notícias (informações científicas).

2. Social — Projeto Humanos
Produzido pelo jornalista e professor Ivan Mizanzuk desde 2015, o Projeto Humanos é dividido em temporadas e utiliza a técnica de storytelling para contar histórias de pessoas. A primeira temporada, "As Filhas da Guerra", apresentou a história de Lili Jaffe, sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz. Já a terceira — e última temporada publicada — traz narrativas de seis pessoas no tema "O que faz um herói?" e uma das personagens é a jornalista Rose Nogueira, presa como terrorista durante a Ditadura Militar no Brasil. Há ainda crônicas e episódios especiais. O Projeto Humanos faz parte do AntiCast, podcast sobre política, história e artes também produzido por Mizanzuk.

3. Atualidades — Mamilos
Lançado em novembro de 2014, o Mamilos é apresentado por Juliana Wallauer e Cris Bartis e traz discussões sobre temas debatidos nas redes sociais. A dupla convida especialistas e aborda assuntos relacionados a diferentes esferas, como comportamento e política. Já foram ao ar, entre os mais de 130 episódios, programas sobre bullying, controle de armas, AIDS, pedofilia, reforma trabalhista, autismo, sistema prisional e violência contra a mulher. O Mamilos está entre os podcasts do B9, que também abriga produtos como o Braincast (comunicação e entretenimento), Caixa de Histórias (literatura) e Naruhodo (ciência e curiosidades), entre outros.

4. Cinema — Rapaduracast
Criado em 2006 e apresentado por Jurandir Filho, Raphael "PH" Santos e Thiago Siqueira, o Rapaduracast traz informações e críticas sobre filmes e séries. Com mais de 500 episódios e aproximadamente 150.000 downloads por programa, o podcast já fez tanto episódios sobre filmes — como "Blade Runner", "Liga da Justiça" e "La La Land" — quanto edições sobre temas mais abrangentes, como análise dos títulos indicados ao Oscar ou outros assuntos relacionados a cinema. O podcast surgiu do site cearense Cinema com Rapadura, criado em 2004 para falar sobre cultura pop.

5. Variedades — Nerdcast
O Nerdcast foi criado por Alexandre Ottoni (Jovem Nerd) e Deive Pazos (Azaghal) — idealizadores do site Jovem Nerd — em 2006 e aborda temas como História, games, tecnologia, quadrinhos e comportamento. Com mais de 600 episódios e, em média, 1 milhão de downloads por programa, já foram transmitidos programas como "O Futuro da Educação, "Breve História dos Games", "Promessas de Ano Novo", "Fake News", "Rick and Morty", "Hábitos Fantásticos e onde Habitam" e "A Reforma Protestante". O Nerdcast pode ser ouvido no site Jovem Nerd ou pelo aplicativo, disponível para iOS e Android.

6. Literatura — Folha de Rosto
No ar desde abril de 2017 e com 11 episódios publicados, o Folha de Rosto é produzido pela Editora Dummar, do Grupo de Comunicação O POVO, e traz uma conversa informal sobre literatura. São abordados temas ligados a esse universo, como dicas de leitura e entrevistas com autores, além da relação entre Literatura e outros temas, como jornalismo, política, psicanálise e música. Quinzenal, o programa conta com apresentação do editor Humberto Pinheiro. Para as conversas, são convidados jornalistas, editores, escritores e pessoas com afinidade com os assuntos a serem tratados — a escritora Marília Lovatel, por exemplo, participou da segunda edição, sobre Literatura e Arte.

Como ouvir
Podcasts podem ser consumidos online, via download ou por feed. Além dos sites oficiais, onde o conteúdo pode ser ouvido e baixado, existem agregadores para computadores e smartphones que permitem assinar diferentes programas e receber as atualizações à medida que novos episódios forem publicados. Para iPhones e iMac, a Apple oferece aplicativos nativos para assinatura de podcasts. E entre os apps mais baixados na Google Play estão Podcast & Radio Addict e CastBox.FM. Além desses, muitos produtores ofertam conteúdo no site Soundcloud e plataformas de streaming como Spotify e Deezer também já contam com alguns podcasts em português.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS