NO CALOR 09/01/2018 - 07h00

Veja dicas de como proteger seu pet nos dias de calor

Para manter o animal saudável, é necessário ficar atento a alguns cuidados. Observar a quantidade água que o animal está ingerindo diariamente e banhar com mais frequência ajuda o animal a se sentir mais refrescado. Confira sugestões
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19145, 'email': 'joyceoliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Joyce Oliveira'}
Joyce Oliveira joyceoliveira@opovo.com.br
Foto: Shutterstock/Alexei_tm
É importante ficar atento ao melhor horário para passear com o animal

Os "dias de sol" estão em alta e com isso a necessidade de cuidados com o clima quente chega com mais intensidade. A época ensolarada também pode prejudicar a vida dos pets, que necessitam de cuidados redobrados. Para evitar problemas como desidratação e queimaduras, os tutores e tutoras devem ficar de olho em alguns detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos.

De acordo com a veterinária Eveliny Abreu, da Clínica Veterinária Evet, durante o verão, o animal precisa estar sempre muito bem hidratado. "Para estimular a ingestão de líquido, o dono pode espalhar pratinhos com água potável pelos cômodos da casa. Para gatos, vale a utilização de fontes de água, pois os felinos ficam mais estimulados ao ver a água em movimento", pontua. A profissional ressalta que, ao passear com o animal, o dono deve levar sempre uma garrafinha com água e oferecer alimentos úmidos que não contenham muito sódio.

Além dos cuidados diários, é importante ficar atento ao tipo de raça do bicho, para saber se sua espécie tem tendência a sofrer mais com a presença do calor. "As raças braquicefálicas — isto é, que possuem o focinho curto, como Pug, Pequinês, Bulldog, Persa — precisam ser sempre observadas. O dono precisa perceber se o animal não está com hipertermia [elevação da temperatura corporal], já que o focinho curto faz com que o bichinho tenha a troca de calor reduzida", alerta. Segundo a profissional, os animais que possuem o problema apresentam tontura, vômito e respiração alterada.

Foto: Shutterstock/ Javier Brosch
No período de calor, os bichinhos podem e merecem ser banhados pelo menos uma vez por semana

Para passar o verão com diversão e muita saúde, elencamos mais algumas dicas de como proteger seu bichinho de maneira adequada neste período. Confira.

1- Hora do passeio
Os horários para passear com o animal são extremamente importantes. Segundo a veterinária Eveliny Abreu, o correto é caminhar com ele até, no máximo, 10 horas e após as 16 horas. "Antes de caminhar com o animal no asfalto ou areia, é sempre bom encostar o dorso da mão por um minuto para verificar a temperatura do chão. Se você não aguentar, não caminhe com o animal, pois ele poderá sofrer queimaduras graves em seus coxins plantares", alerta.

2- Usar protetor solar
Sim: até o animal precisa de protetor solar durante o verão. A médica veterinária aconselha passar o protetor solar de uso veterinário nas regiões de pouco pelo, como focinho, orelha e barriga.

3- Ficar atento aos sinais de doenças
É durante o verão que piolhos, micoses e parasitam proliferam-se. Por isso, é importante aplicar remédios antipulgas no animal antes de sair de casa e levá-lo ao médico caso problemas como vômitos e diarreia surjam.

4- Tosar o animal
Tosar ou aparar o pelo do animal, além de ser higiênico, facilita na hora do banho. A tosa é recomendada para animais que possuem muito pelo.

5- Quantidades de banhos
No período de calor, os bichinhos podem e merecem ser banhados pelo menos uma vez por semana. O ato tanto ajuda na higiene do animal como o deixa mais refrescado. É recomendado lavá-los com água em temperatura ambiente.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS