HÁBITOS 27/11/2017 - 14h55

Entenda como a educação financeira pode ajudar crianças

Especialistas recomendam que os estudos sobre finanças façam parte do dia a dia dos pequenos e pequenas o mais cedo possível. Entre os benefícios está a maior consciência com o que deve ser prioridade
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19149, 'email': 'samuelpimentel@opovo.com.br', 'nome': 'Samuel Pimentel'})
Samuel Pimentel samuelpimentel@opovo.com.br
Alohaflaminggo / Shutterstock
Algumas escolas em Fortaleza realizam atividades para conscientizar crianças da importância da educação financeira

Neste final de ano, as crianças esperam que o Papai Noel atenda a todos os seus desejos de Natal. E a maioria dos pais, preocupada com dívidas, fica em um dilema, pois tem dificuldades em negar os desejos dos filhos. Uma alternativa é aproveitar o momento para iniciar ou mesmo aperfeiçoar a educação financeira das crianças. Com ela, é possível estimular nos pequenos e nas pequenas boas atitudes com relação aos gastos.

De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Aberfin) realizada com pais de crianças entre 4 e 12 anos de diversas regiões do País, as crianças que têm educação financeira na grade curricular da escola apresentam mudanças de hábitos quanto ao uso do dinheiro, um percentual de 94% dos pais também admitiram aprender com os filhos sobre educação financeira à partir do que foi ensinado em sala de aula aos filhos.

Segundo Reinaldo Domingos, doutor em educação financeira e presidente da Abefin, o ato de poupar pode ser considerado difícil por conta das dificuldades financeiras, mas ensinar a economizar por meio de recompensas pode ser uma boa ideia. "Fatores externos realmente atrapalham, mas, quando falamos de poupar para conquistar sonhos, fazemos o que está ao nosso alcance para mudar a situação", afirma. Para aprender a lidar com o dinheiro, é preciso ter, além da visão matemática, a comportamental. "Com educação financeira, crianças e jovens aprendem a importância de ter sonhos e poupar para conquistar cada um deles", diz o educador financeiro.

O expert pondera que um dos grandes desafios é repensar hábitos de consumo e que as crianças estão muito expostas às mensagens publicitárias, que estimulam o desejo de ter. "É preciso ensinar às crianças o quanto é importante ter objetivos, para que o dinheiro seja usado com foco e sabedoria", completa. André Pizotti, diretor comercial da DSOP Educação Financeira, defende que crianças precisam saber como usar o dinheiro, uma vez que não recebem salários, e sim recursos compostos, por exemplo, da mesada ou dinheiro dado pelos avós.

"As pessoas têm a noção errônea de achar que crianças, por serem muito jovens, não devem entender o que é e para que serve dinheiro. O ensino deve ser feito de acordo com a capacidade cognitiva da criança, já dando a elas noção de como gerir o dinheiro para que façam escolhas corretas no dia a dia", opina Pizotti.

Educação desde a infância
Exemplo de como a educação financeira ensinada nas escolas ajuda a mudar a mentalidade de crianças é o caso do Colégio Antares. A instituição iniciou o Projeto Dindim, que trabalha a relação das crianças de idades entre 5 e 7 anos com o dinheiro. A ideia inicial é a consciência do "quanto se tem e quanto se gasta". O colégio realiza uma feira como atividade prática para os alunos demonstrarem o que desenvolveram em sala de aula. Também há uma parceria com o Supermercadinhos São Luiz, onde um profissional atende as crianças e, em minicurso, ensina como realizar uma feira, dando atenção às premissas básicas do projeto.

Georgiana Holanda, supervisora da educação infantil do Colégio Antares Praia de Iracema, explica que o projeto recebe boas críticas dos pais, que veem em seus filhos um entendimento maior do que é dinheiro. "As crianças nessa faixa etária sabem o que é dinheiro, mas não têm a noção do ônus que a falta do dinheiro pode trazer ou como dívidas demais atrapalham o orçamento."

Para Emília Luna, diretora do colégio Canarinho, a criança precisa ter um entendimento de saber gastar o dinheiro, saber a diferença entre desejo e necessidade, pois desta forma poderá tornar-se um adulto que sabe poupar e gastar o dinheiro da forma mais correta. O assunto, segundo Emília, é tratado com frequência na instituição. "Aqui no colégio [Canarinho], nós aplicamos conhecimento financeiro que pode ser importante para qualquer criança. O que comprar e se determinada coisa é mesmo importante. Elas refletem sobre isso e, a partir daí, passam a ter um entendimento sobre necessidade e desejo."

A profissional destaca, ainda, as viagens pedagógicas que existem na instituição, onde os alunos visitam locais culturais e compram as próprias refeições antes e durante a viagem. De acordo com Emília, essa é uma maneira dos pequenos e das pequenas diferenciarem valores de cada produto e o que é realmente necessário comprar. "Nas viagens pedagógicas que fazemos, os pais são orientados a darem pouco dinheiro aos filhos. Acreditamos que assim eles aprendem a comparar somente o que precisam e, consequentemente, poderão crescer com um melhor equilíbrio financeiro", finaliza.

Para aprender a poupar
Confira os nomes de dois jogos eletrônicos que podem ajudar os pequenos e as pequenas na missão de economizar dinheiro.

1.Bankids
Neste site a criança vai aprender não só o valor do dinheiro, mas também sobre outros valores muito importantes.

2.Bate-bola financeiro BB
No jogo, disponível neste link, estudantes de todas as idades aprendem os principais conceitos sobre poupança e gastos, orçamento e o uso inteligente do crédito.

Leia mais
Como se divertir com os filhos sem sair de casa 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS