HUMANIZAÇÃO 25/11/2017 - 07h00

Doar sangue pode salvar até quatro vidas. Confira

Celebrado neste sábado, 25, o Dia Nacional do Doador de Sangue incentiva a ação, símbolo de solidariedade e cuidado para com o próximo. Veja como ser um doador e os cuidados necessários depois do ato
notícia 0 comentários
Foto: Camila de Almeida
Para doar sangue, é preciso, por exemplo, evitar alimentos gordurosos por até três horas antes da doação e pesar acima de 50 kg

Com o intuito de aumentar a conscientização da importância da doação de sangue, é comemorado neste sábado, 25 de novembro, o Dia Nacional do Doador de Sangue. Diante da alta incidência de acidentes e cirurgias que acontecem diariamente no Brasil, a falta de sangue nos centros de coleta pode levar à morte de pessoas que aguardam por transfusão. Segundo o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), um único doador consegue salvar até quatro vidas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 1,8% da população brasileira doa sangue regularmente, número que, conforme a própria instituição, ainda está longe da meta, que é de 3%. No Ceará, campanhas estão sendo realizadas, como "O Hemoce Precisa da Sua Melhor Parte", com o intuito de incentivar a população para esse gesto de humanismo. 

Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores Hemoce, garante que, além de ser utilizado em transfusões, o sangue coletado é encaminhado para o tratamento de pacientes com doenças cancerígenas. Com a baixa nas doações, a profissional também chama a atenção para a necessidade dos tipos sanguíneos de que o Hemocentro necessita.

"O sangue doado aqui [no Hemoce] é utilizado em transfusões, cirurgias, no tratamento de pacientes com câncer e nos atendimentos de urgência e emergência em cerca de 450 unidades de saúde do Ceará. Todos os tipos sanguíneos são necessários, mas em especial os tipos O+, O- e A , já que são os mais comuns entre a população cearense", explica Nágela.  

Para Eneida Guimarães, captadora de doadores do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Ceará (Fujisan), o gesto, além de salvar vidas, é também um ato de amor e atenção com quem aguarda por uma transfusão. "A doação de sangue pode salvar muitas vidas, mas o bom é a solidariedade que cada um precisa ter com o próximo, que, às vezes, você nem conhece. Eu acredito que cada um deveria incluir a doação [de sangue] em sua vida", conta.

Quem pode fazer doação?
Ainda segundo Nágela Lima, para ser um doador, é preciso seguir alguns requisitos básicos, como estar saudável, bem alimentado, e evitar alimentos gordurosos por até três horas que antecedam a doação; ter dormido por pelo menos seis horas nas últimas 24 horas; pesar acima de 50 kg, ter entre 16 anos – desde que leve termo de consentimento para menores de idade - e 69 anos. Os homens podem doar a cada 60 dias e no máximo quatro vezes ao ano. Já as mulheres podem fazer a doação a cada 90 dias e três vezes a cada 12 meses.

O que levar no dia?
Para fazer a doação é importante levar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial, como carteira de identidade, de trabalho e habilitação, reservista ou passaporte. Em caso de cópias dos documentos citados, elas precisam estar autenticadas e as fotos e inscrições com a identificação do portador legíveis.  

Cuidados pós-doação
Especialistas recomendam que, após a doação, o doador permaneça sentado por, pelo menos, 20 minutos e tome quantidades extras de líquidos nas primeiras 24 horas após o ato, uma forma de ajudar na reposição do volume perdido durante a retirada do sangue. Também é recomendado que sejam evitados exercícios físicos por até 12 horas. Isto irá prevenir possíveis sangramentos.

Após deixar o banco de sangue, se o doador sentir tontura, fraqueza e sensação de desmaio, é recomendado que ele se sente em uma superfície plana e coloque a cabeça entre os joelhos ou deite-se imediatamente no chão com as pernas elevadas. Estas medidas, segundo especialistas, podem evitar quedas da própria altura e aumentam a circulação de sangue na cabeça, aliviando os sintomas de forma rápida.

Locais para doar sangue em Fortaleza
Hemoce
Onde: avenida José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo
Telefone: (85) 3101 2296
Horário de funcionamento: de segunda a quarta, das 7h30 às 18h30/sábados e domingos, das 8h às 16h

Fujisan
Onde: avenida Barão de Studart, 2626 - Joaquim Távora
Telefone: (85) 4009 6718
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30/sábados, das 7h30 às 13h

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS