MITOS E VERDADES 01/11/2017 - 07h00

Conheça fatos e anedotas que acontecem durante voos

Segundo especialistas, as chances de uma pessoa morrer em decorrência de um acidente aéreo são pequenas. Porém, mitos ainda deixam muitas pessoas com receio de voar. Desvende-os e perca o medo!
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19149, 'email': 'samuelpimentel@opovo.com.br', 'nome': 'Samuel Pimentel'})
Samuel Pimentel samuelpimentel@opovo.com.br
Jaromir Chalabala / Shutterstock
Tempestades e raios não aumentam o risco de acidente. Portanto, isso é um mito

Viajar de avião leva pessoas a, talvez, enfrentar situações não tão fáceis de contornar. Exemplos? Em 2013, durante um voo de Los Angeles a Nova York, uma mulher investiu no alto tom voz, o que fez com que o piloto realizasse um pouso de emergência em Kansas City para que a "cantora" fosse retirada da aeronave. Ela foi algemada e encaminhada à polícia norte-americana.

Em outra situação, uma flatulência causou momentos de agonia para passageiros de um voo da American Airlines, após um passageiro soltar um pum e todos a bordo sentirem-se incomodados com odor. Segundo a companhia aérea o pouso de emergência aconteceu, pois os pilotos "sentiram um odor estranho na cabine". 

O caso de um cão-guia que não conseguiu chegar ao banheiro e defecou três vezes no corredor do avião consta também na lista de situações que acontecem durante um voo e com as quais, em geral, não é tão fácil de a tripulação lidar. Mitos também cercam o imaginário de passageiros de aviões em todos os lugares do mundo.

De acordo com especialistas, algumas dessas anedotas ocorrem em virtude de ausência de informação e outras são, basicamente, lendas criadas e que receberam o status de verdade. "Notamos que há muito desconhecimento sobre os aspectos técnicos da aviação. Por isso, como parte do nosso tratamento para o medo de voar, estão inclusas aulas com pilotos e outros profissionais da aviação para quebrar esses mitos", diz a psicóloga Fernanda Queiroz, cofundadora da VOE Psicologia, primeira empresa especializada no tratamento do medo de voar.

Que tal conferir três itens que têm "cadeira cativa" no check in de muitos viajantes? As Revistas O POVO fizeram uma seleção.

1. As luzes são apagadas em voos noturnos para dar comodidade aos passageiros
Em viagens aéreas noturnas, normalmente, as luzes internas do avião são diminuídas. No senso comum, isso acontece para proporcionar maior conforto durante a viagem. Essa ideia, porém, não passa de mito. Na verdade, a pouca luz é para preparar a tripulação caso exista necessidade de evacuar os passageiros da aeronave. A lógica é que os olhos estarão acostumados com o escuro e, então, será mais fácil se ajustar à escuridão do lado de fora do avião.

2. O meio do avião é mais seguro no caso de queda
Esse é um mito com "meias verdades". Com base nos dados da agência que regula a aviação civil nos Estados Unidos (a FAA), a revista Time divulgou levantamento mostrando que há mais segurança a quem fica na parte traseira do avião e na poltrona do meio. No desastre aéreo envolvendo o clube de futebol Chapecoense, dos seis sobreviventes, quatro estavam sentados na parte traseira do avião. Mas, segundo especialistas, a parte central do avião (próxima às asas) também pode ser considerada mais segura pelo reforço estrutural naquela área.

3. Celulares podem derrubar o avião
Mito, pois o aviso para desligar os celulares ou colocá-los em modo avião antes das decolagens é justificado pela interferência que os aparelhos podem causar na comunicação. A Agência Espacial Americana (Nasa) desenvolveu em 2016 estudo relacionado a incidentes que aconteceram pelo uso de equipamentos eletrônicos pessoais. De acordo com os dados, pelo menos cinco situações foram relacionadas a sinais emitidos de celulares. Existe, ainda, preocupação da Agência Americana de Segurança nos Transportes (TSA) com a possibilidade de que terroristas substituam a bateria do celular por uma bomba.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS