Estética 18/04/2018 - 08h45

Por que o botox vem sendo utilizado por pessoas mais jovens?

A aplicação da toxina botulínica, nome científico da substância, tornou-se mais acessível ao público e passa a ser comum em pessoas com aproximadamente 20 anos de idade. Especialistas falam sobre o procedimento
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19107, 'email': 'hamlet.oliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Hamlet Oliveira'}
Hamlet Oliveira hamlet.oliveira@opovo.com.br
scyther5/gettyimages
Dentro desse panorama, o termo prejuvenescimento foi cunhado

Procedimento que ganhou popularidade no início dos anos 2000, a aplicação de botox funciona, popularmente, para reduzir o número de rugas e marcas na área do rosto. Além de nos tratamentos estéticos, seu uso pode auxiliar na redução de algumas doenças. Com a crescente popularidade do procedimento, tanto no Brasil como em outras partes do mundo, grupos de faixas etárias mais jovens vêm adotando o botox cada vez mais cedo. 

Para o cirurgião plástico Rodolpho Almeida, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a popularização das aplicações de botox cresceu por conta da redução no preço para realizar o procedimento. Além disso, a rapidez do resultado em comparação com outros produtos, como cremes para tratamento da pele, conta no momento da decisão. O especialista diz que, apesar da existência de outros tratamento com as mesmas finalidades do botox, o procedimento estético lidera a procura. 

Dentro dessa tendência, o termo prejuvenescimento foi cunhado. Ele faz referência aos jovens que utilizam de procedimentos estéticos de forma precoce para evitar o envelhecimento. Em dados gerais liberados pelo censo 2016 da SBCP - último sobre o assunto, o número de procedimentos não-cirúrgicos, onde o botox encaixa-se, aumentou 390% no Brasil. 

O nome popular da técnica faz referência à marca Botox. O nome real do produto é toxina botulínica, substância que impede a contração dos músculos. De acordo com o cirurgião-dentista Rafael Ramos, o botox é mais preventivo que curativo. "Justifica-se, sim, usá-lo em pacientes nos finais dos 20 anos, que é antes das rugas permanentes aparecerem". Entre outros usos do botox, Ramos explica que casos com sorriso gengival, no qual a gengiva surge de forma proeminente, podem ser corrigidos com a aplicação. Para quem possui bruxismo - o ranger dos dentes durante o sono - a toxina também auxilia na redução da doença. 

Controvérsia
Realizada tanto por médicos quanto por dentistas, a aplicação de botox pelos especialistas em saúde bucal é questionada pela SBCP. Em dezembro de 2017, uma liminar da Justiça Federal do Rio Grande do Norte proibiu dentistas, que haviam ganhado permissão com a resolução 176/2016, de realizarem tais procedimentos. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) recorreu e a aplicação pelos profissionais continua dentro da legalidade. 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>