GRATUITO 15/06/2018 - 07h00

Conheça quatro sites que disponibilizam acervos artísticos

Cinema, artes visuais, conteúdo audiovisual, entre outros formatos, estão acessíveis para visualização online ou download
notícia 0 comentários

Divulgação
Gratuitos e livres de sujeição a direitos autorais, os conteúdos são de diversos formatos

Amantes da arte, profissionais do design e de outras áreas e curiosos de plantão contam com acervos que vão além dos expostos nas paredes de museus ou equipamentos culturais. Isto porque plataformas virtuais dão conta de reunir arquivos públicos ou não mais sujeitos a direitos autorais e, com eles, trazer aos internautas a possibilidade de apreciar de maneira on-line ou por meio de download produções dos mais diversos estilos. As Revistas O POVO reuniram quatro sites desse perfil. Confira!

Google Arts & Culture
Uma das ferramentas mais populares da empresa anos atrás, o Google Earth permitia aos usuários conhecerem diversas regiões do mundo. Para os amantes das artes, esculturas e exposições, a ferramenta Google Arts&Culture, disponível tanto em site quanto em aplicativo gratuito para iOS e Android, disponibiliza não só visitas a espaços artísticos ao redor do mundo, como temas de pinturas, movimentos famosos, e outros atrativos. O serviço ganhou destaque recentemente por permitir que o usuário tire selfies e as compare com quadros de vários artistas. Ao final, uma porcentagem de aproximação é exibida, junto de outras imagens semelhantes.

Cinemateca Brasileira
Fundado em 1946, o equipamento digital tem por objetivo preservar obras de destaque do cinema brasileiro. No site do serviço, além de conhecer um pouco da trajetória de preservação, que já passou por quatro incêndios, pode conferir longas e curtas marcantes do Brasil. O acervo, que pode ser visto on-line, encontra-se na área “Banco de conteúdos culturais”. Matérias clássicas de telejornalismo também estão disponíveis. Além de amantes do Cinema, a ferramenta é indicada para pesquisas e consultas acerca da história da filmografia nacional.

Domínio Público
Lançado há quase 15 anos, o site Domínio Público – iniciativa do Ministério da Educação – conta com acervo de mais de 120 mil obras e cerca de 20 milhões de visitas. A plataforma soma obras literárias, artísticas e científicas, em formatos textual, sonoro, imagético e audiovisual já em domínio público ou com divulgações autorizadas.

Projeto Pond5 de Domínio Público
No ambiente web desde 2015 e acervo voltado para cineastas, músicos, designers, entre outros públicos, o Projeto Pond5 de Domínio Público disponibiliza para download gratuito mídias não sujeitas a direitos autorais. Aproximadamente 75 mil arquivos (clipes de vídeo, fotos áudios e imagens também em 3D) compõem o acervo, que pode ser compartilhado diretamente nas redes sociais pelos usuários comuns. Clipes digitalizados da Biblioteca Nacional dos Estados Unidos, imagens originais de guerras mundiais, vídeos de estações espaciais e discursos de personagens históricos, como Winston Churchill e John Kennedy, estão no ambiente virtual.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS