Semana da Criança 12/10/2017 - 08h50

Cinema e teatro: conheça os benefícios para as crianças

Estímulo à criatividade e à linguagem dos pequenos e das pequenas, ida a esses espaços de cultura são oportunidades de aprendizado
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19107, 'email': 'hamletvictor@opovo.com.br', 'nome': 'Hamlet Oliveira'})
Hamlet Oliveira hamletvictor@opovo.com.br

Shutterstock/Iakov Filimonova
Segundo especialistas, o cinema pode ser uma das melhores opções de lazer para crianças
Cada vez mais focadas em oferecer ensinamentos importantes para as crianças, peças de teatro e filmes voltados ao público infantil são programa comum para famílias. As atrações são um gancho para que elas se unam e relaxem, além de importantes para ajudar os pequenos e as pequenas no aprendizado e nas relações sociais, bem como no desenvolvimento de outras culturas.
 
De acordo com a psicóloga Lívia Amarante, as primeiras idas ao cinema são mais recomendadas para a partir dos seis anos de idade, quando a criança já possui uma capacidade maior de compreensão das histórias e de cada lição apresentada nas obras. "Cinema e teatro são cultura. Eles dialogam com temas como relação com colegas, com outras pessoas, além de serem um retrato de como a sociedade funciona, indo além da convivência de casa e escola", explica Lívia.
 
A psicóloga também destaca que é importante que os pais levem os filhos pequenos para filmes e peças que estejam de acordo com a faixa etária. "Vai depender do entendimento que a criança tem daquilo. Os pais têm que responder o que as crianças perguntam, não adianta evitar", analisa. 

Linguagem
Um dos benefícios de levar crianças ao teatro é o desenvolvimento da linguagem corporal: ao observar os corpos em movimento que não sejam os de casa, elas estão ampliando sua própria linguagem. "O teatro mostra uma forma diferente de ver o mundo. É o mundo sob novas interpretações e visões de outras pessoas. Então, indo ao teatro, a criança pode perceber esse novo olhar, o que vai ajudá-la a elaborar esquemas mentais que contribuirão para formação de conceitos e até, quem sabe, o início da superação do egocentrismo que é bem ativo nessa fase", garante a pedagoga Márcia Andrade.

Sobre o contato frequente com as artes, Márcia explica que, caso a situação financeira da família seja favorável, levar a criança para atividades culturais desse gênero é sempre importante. "O contato das crianças com a arte não deve ser uma coisa esporádica, mas sim frequente, pois a arte ajuda no desenvolvimento integral do ser, ou seja, desenvolvimento afetivo, corporal, psicológico e cognitivo".

Agenda Dia das Crianças
Concerto em Ri Maior
Onde: Praça Verde do Dragão do Mar
Horário: 12/10, às 18 horas
Gratuito
 
Bonequinha de Pano
Onde: Caixa Cultural Fortaleza
Horário: quinta, 12, às 15h e 17h; sexta, 13, às 16h; sábado, 14, às 17; domingo, 15, às 17h
R (inteira) e R (meia) 

Exibição de filmes infantis no Cineteatro São Luiz 
"Moana - Um Mar de Aventuras"
Horário: quinta, 12, às 10 horas; sábado, 14, às 16h30

"A Bela e a Fera" 
Horário: sábado, 14, às 10h; domingo, 15, às 10h e 15h

"Frozen: Uma Aventura Congelante”
Horário: sábado, 14, às 14h 

*As exibições dos filmes são abertas ao público e gratuitas 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS