Se você é daqueles que acham que o mundo da fama é feito apenas de aparências, está muito enganado. No Dia Internacional do Orgulho Nerd, comemorado hoje, 25 de maio, o canal das Revistas O POVO traz, com dados da plataforma global de streaming Deezer, uma lista de artistas que carregam o Quociente de Inteligência (QI) bastante diferente de muitos que já pode ter visto. Entre os nomes, estão Greg Graffin do Bad Religion, Chico Buarque, Madonna e Shakira.
Longe dos palcos e do som pesado do Bad Religion, o vocalista Greg formou-se em Antropologia e Geologia pela Universidade da Califórnia (UC) e, hoje, é doutor em Zoologia pela Cornell University. Assim como o roqueiro, Brian May, lendário guitarrista do Queen, tem PhD em Astrofísica e atua como reitor da Liverpool John Moores University (LMJU). Mais recentemente, Dexter Holland, vocalista do Offspring, entrou para o hall de músicos com PhD ao ganhar o título em Biologia Molecular pela University of Southern California (USC).
No cenário da música pop não é diferente. Polêmica e dona de composições que, especialmente nas décadas de 1980 e 1990, fizeram sucesso mundialmente, Madonna é conhecida pelo seu QI: 140 - o índice classifica a rainha pop como gênio. Apenas um ponto atrás, a colombiana Shakira alcançou 139 nesta escala métrica e domina seis línguas: inglês, espanhol, português, italiano, francês e catalão.
No Brasil, os nerds também são conhecidos pelo alto QI e participações na literatura. Roger Moreira, vocalista do Ultraje a Rigor, possui 172 de QI. Para você ter uma ideia, o físico Albert Einstein tinha 160. Outro artista que chama a atenção não só pela música, mas também pela inteligência, é Chico Buarque – ele possui QI 140. Com 18 anos, escrevia seu primeiro conto e, hoje, acumula produções autorais de peças teatrais e livros. Entre os principais estão Budapeste, Estorvo e O Irmão Alemão.
A paixão por estudar é uma das características de Sandy, ex-dupla de Junior. Iniciante bem cedo no mundo da música, a cantora é graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas) e foi a 10ª colocada no vestibular do curso, um dos mais concorridos do País. O baterista do Rush, Neil Peart, além de músico é escritor. Seus textos e livros falam sobre os temas mais complexos, como filosofia, mitologia e ficção científica. O artista também é autor dos livros Masked Rider e Ghost Rider.