DÉCOR 10/11/2017 - 07h00

Saiba quais plantas podem ser cultivadas em ambientes fechados

É possível dar um efeito de natureza urbana dentro do lar. Plantas como samambaias e pacová adaptam-se de forma rápida em lugares fechados e não necessitam ser regadas diariamente para crescerem saudáveis
notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19145, 'email': 'joyceoliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Joyce Oliveira'}
Joyce Oliveira joyceoliveira@opovo.com.br

Foto: Shutterstock/MJTH
Próprias para serem cultivadas em ambientes fechados, as plantas não acumulam sujeiras
A ausência de espaço e a correria do dia a dia não são motivos para deixar de lado a vontade de possuir plantas e proporcionar ao lar o clima de natureza. Embora o interior da casa receba pouca luz natural, há espécies de plantas capazes de se adequar aos locais fechados.

Segundo o paisagista Coutinho Júnior, existem diversas vegetações que podem fazer parte do lar. "Há planta da mais formosa até a mais popular. Samambaias, lança de São Jorge, palmeira-rafia, jiboia e pacová são espécies que podem sobreviver com pouca luz e em sombras", explica.

De acordo com o profissional, as plantas que podem ser colocadas no interior do lar não necessitam ser regadas diariamente. "Lança de São Jorge e jiboia são vegetações que só precisam de água a cada 15 dias. Já as outras [plantas] precisam ser regadas pelo menos três vezes na semana", conta. O paisagista acrescenta que, embora o crescimento das plantas seja lento, as folhas são bastante resistentes.

Outras espécies de plantas

Luca
Possui folhas longas, rígidas e pontiagudas. Para crescer saudável, a planta Luca só precisa ser posicionada em um local claro e com ventilação. É importante evitar o excesso de água na espécie, pois provoca o apodrecimento das raízes.


Cacto
O cacto é uma ótima opção para quem não tem muito tempo para cuidar das vegetações. A planta precisa ficar em um local claro, porém, não necessita de muita água.


Peperômia
Tem folhas artesanais, sendo assim bastante delicada. A espécie é uma boa opção para vasos suspensos e deve ser cultivada à meia-sombra.

 

Lugares adequados

Se o objetivo é trazer a cor verde para dentro do lar, o local em que as plantas vão ficar pode ser planejado. "Os ambientes mais indicados são a sala de estar ou a varanda, pois são os locais em que se mais recebe visitas", opina o paisagista. Investir em vasos também contribui para deixar o ambiente mais bonito e aconchegante. Vasos de vidro transparente ou com cores vibrantes tornam, segundo o expert, o ambiente bastante sofisticado e descontraído. Além disso, revestir as paredes com cores tropicais proporciona um efeito de floresta urbana na casa.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Vídeos

Especialista dá dicas sobre saúde masculina play

Especialista dá dicas sobre saúde masculina

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object