PMDB 08/10/2014 - 17h26

Com 59 anos de carreira política, Mauro Benevides deixa Câmara Federal

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Se reeleito, Mauro Benevides assumiria quinto mandato na Câmara dos Deputados
Compartilhar

O resultado das urnas nas eleições de 2014 impediu que o deputado federal Mauro Benevides (PMDB) fosse reeleito para seu quinto mandato na Câmara Federal, em 2015, quando completaria 60 anos de carreira pública. Com 60.196 votos obtidos, Benevides se torna primeiro suplente. Para ele, os candidatos Moroni Torgan (DEM) e Moses Rodrigues (PPS) foram os responsáveis por “levar” as cadeiras de deputado tanto dele como do deputado Mário Feitoza, também do PMDB. Mesmo assim, destaca: “Não é essa a primeira vez em que enfrento adversidade”.

Benevides foi eleito, pela primeira vez, em 1955, para vereador da Câmara Municipal de Fortaleza. Ao fim do primeiro mandato, concorreu à Assembleia Legislativa do Estado, onde atuou por quatro mandatos. Entre 1963 e 1965, Mauro assumiu interinamente o Governo do Estado por 12 vezes. Antes de se tornar deputado federal, ele atuou como senador por dois mandatos e assumiu interinamente a presidência da República por 48 horas no dia 27 de dezembro de 1992.


“A roda política às vezes gira em favor, às vezes em desfavor. A gente tem de conviver com a orientação dos ventos políticos, esse nos surpreendeu”, disse Mauro. Para ele, candidatos novatos como Moroni Torgan, que angariou 277.738 votos, e Moses Rodrigues, com 147.017 votos, tomaram as vagas antes pertencentes ao PMDB. “A vida pública traz esses momentos, faz parte do jogo político. Quem tem tantos mandatos, como eu, sabe enfrentar essa e outras dificuldades”, destacou.

De volta à Brasília na terça-feira, 7, Mauro ponderou que desempenhará seu mandato até 31 de janeiro de 2015. Depois, ficará na expectativa de ser convocado para mandato na Câmara como primeiro suplente do PMDB ou “outra atividade”.

Sobre a derrota de Mauro Filho (Pros) para o Senado, Benevides disse repassar para o filho o que aprendeu. “Ele estava falando de uma quantidade de votos que eu nunca alcancei: um milhão e seiscentos mil, um número que os institutos de pesquisa não acusavam. Quem alcança um milhão e seiscentos mil tem razões justificadas para ser um legítimo representante do povo cearense”, afirmou.

Jéssica Welma jessicawelma@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Junior 18/03/2015 08:00
Não foi reeleito, mas continua em Brasilia como pode isso?
Marcio Silva 10/10/2014 18:23
A única coisa que fez na política foi enriquecer ele e sua família...coitadinho dele, tá indo embora podre de rico.
Ricardo Banhos 09/10/2014 20:12
GRAÇAS A DEUS FINALMENTE CAIU. 60 ANOS DE PURA INEFICIÊNCIA DESTE DEMAGOGO SEM VERGONHA!
Bel 09/10/2014 08:19
O DOUTOR JOSE LUCIANO MUNIZ LIMA ESTÁ ACUSANDO O MAURO DE INÚTIL!!!
Luciana 09/10/2014 08:10
"Não é essa a primeira vez em que enfrento ADVERSIDADE". O que foi, Deputado? Vossa Excelência ficou alguma vez sem trocar o jatinho? Deve ter sido um ano difícil, né?
Ver mais comentários
13
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

Dinheiro Público

Saiba como os deputados estaduais gastam a verba de gabinete:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias das Eleições 2012

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>