200 POLÍTICOS 23/03/2016 - 14h50

Moro decreta sigilo de "listão" da Odebrecht

Os documentos estavam públicos até a manhã desta quarta-feira, mas já estão sob sigilo
notícia 4 comentários

O juiz federal Sérgio Moro decretou nesta quarta-feira, 23, sigilo sobre a superplanilha da Odebrecht que cita dezenas de polí­ticos e partidos como supostos destinatários de valores da empreiteira. O magistrado pediu ao Ministério Público Federal que se manifeste sobre "eventual remessa" da documentação ao Supremo Tribunal Federal (STF).

 

A superplanilha foi apreendida em fevereiro na "Operação Acarajé", desdobramento da Lava Jato, na residência do empresário Benedicto Barbosa da Silva Júnior, presidente da Odebrecht Infraestrutura.

 

O documento aponta uma longa sucessão de transferências para deputados, senadores, prefeitos, governadores e agremiações políticas.

 

Inicialmente, a Acarajé estava sob sigilo. Depois que a operação foi deflagrada, em fevereiro, o magistrado afastou o sigilo dos autos, como tem feito desde o início da Lava Jato.

 

Nesta quarta-feira, ao constatar que a lista contém "registros de pagamentos a agentes políticos", Moro restabeleceu o sigilo nos autos.

 

"Prematura conclusão quanto à  natureza desses pagamentos. Não se trata de apreensão no Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht e o referido Grupo Odebrecht realizou, notoriamente, diversas doações eleitorais registradas nos últimos anos", argumentou o juiz.

 

"De todo modo, considerando o ocorrido, restabeleço sigilo neste feito e determino a intimação do Ministério Público Federal para se manifestar, com urgência, quanto à  eventual remessa ao Egrégio Supremo Triunal Federal para continuidade da apuração em relação às autoridades com foro privilegiado."

ESTADÃO conteúdo

espaço do leitor
PEDRO BATISTA 24/03/2016 15:17
Sigilo, é impressionante a contradição
Marcelo Barroso 23/03/2016 17:53
Como agora estamos na moda de ir à rua, deveríamos dar continuidade, pela nao aceitacao de sigilo. E que a turma da direita tambem, fosse mostrada.
Marcelo Barroso 23/03/2016 17:48
Ué, já fala em sigilo? Pq? Meu amigo, esse país pra ter jeito, so se trouxer uns 10 do IE e puxar o pino em Brasília. Aí sim, pode ser que outras gerações, consigam reverter isso.
Lunga Jr 23/03/2016 16:33
Sigilo é inaceitável já que estes pilantras assaltaram o suado dinheiro do ignaro canelau.
4
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>