Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
PEDIDO DA PGR 20/04/2016 - 16h40

Pedido de afastamento de Cunha aguarda julgamento há 126 dias no STF

Relator da Lava Jato no STF, o ministro Teori Zavascki disse nesta terça-feira, 19, que ainda não há prazo para a decisão
notícia 8 comentários
Marcelo Camargo/Agência Brasil
A ação foi feita para preservar as investigações contra Cunha

Fez 126 dias nesta quarta-feira, 20, desde que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de afastamento cautelar do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A ação, que pede afastamento tanto da presidência da Casa quanto do mandato de deputado, foi feita para “preservar as investigações” contra Cunha.

Relator da Lava Jato no STF, o ministro Teori Zavascki disse nesta terça-feira, 19, que ainda não há prazo para a decisão. Para a PGR, o afastamento era necessário para evitar que Cunha pudesse “destruir provas, pressionar testemunhar, intimidar vítimas ou obstruir as investigações”. Apesar do tom, processo está parado desde 16 de dezembro do ano passado.

O pedido ocorreu após a operação realizar buscas na casa do parlamentar, reforçando provas contra ele. Eduardo Cunha, no entanto, tem dito que o pedido é uma “cortina de fumaça” para tirar o foco do impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Pedido de afastamento

Na ação, o PGR classifica o presidente da Câmara como "delinquente", cita 11 supostas irregularidades cometidas por ele e acusa Cunha de transformar a Casa em "balcão de negócios". O pedido enfrentaria resistências pois, na avaliação dos ministros, o afastamento de um presidente de outro Poder seria atitude "extrema", necessitando de vasta base jurídica.

Nas redes sociais, diversos internautas se mobilizam para pressionar o STF por uma definição sobre o caso. Nesta terça-feira, foi lançada uma petição online pedindo que a Corte se posicione com urgência sobre o caso.

Redação O POVO Online

espaço do leitor
Maciel 21/04/2016 11:41
Cadê o gigante que acordou? Ou foram um monte de zumbis que foram despertados pelo cartel de mídia e aliados, que serviram ao propósito do golpe. A imprensa deveria ser os olhos da população, mas só mostram o que lhes convem. Agora, tudo como antes. Engaveta-se tudo. Alguma notinha escondida em rodapé de páginas e assim darão continuidade ao plano: primeiro assaltam o poder depois os cofres.
Sahragomes Gomes 21/04/2016 08:56
NÃO QUE EU SEJA A FAVOR DA DILMA, MAS TODOS CONTRA A DILMA É JUGADO NA CALADA DA NOITE E NOS FERIADOS, ENQUANTO QUE CUNHA TEMER CALHEIROS E A TORCIDA DO BIRIMBAU ESPORTE CLUBE DEIXAM PRA JULGAR NO PROXIMO MILENIO
Amaury 21/04/2016 07:37
Eis no que dá a indicação e nomeação de membros das altas cortes pela politikalha, isto é vergonhoso já que a nação precisa urgentemente ser depurada de tanto ladrão, triste.
eneida ferraz 21/04/2016 00:02
E não analisar é nunca, esse larápio é muito poderoso e perigoso, com ctza tem todos eles na mão. O Gilmau Dantas já está dizendo q "talvez" o Lalau possa assumir vice-presidência. Ah! q maravilha esse país...
Maciel 20/04/2016 21:15
... e as instituições estão funcionando, estão maduras...Quando, no sertão, se queria que alguma fruta tirada verde do pé, dizia-se: "coloca ela amofumbada em um lugar para amadurecer mais rápido" se descuidasse do tempo ela poderia apodrecer, em vez de amadurecer. Não será que as nossas instituições de tanto tempo "amofumbadas" servindo aos donos do poder, não apodreceram?
Ver mais comentários
8
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>