Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
"INTIMIDAÇÃO" 30/03/2016 - 11h50

Moro diz que prisão de Lula "sequer estava em cogitação"

Em ofício ao STF sobre os grampos do ex-presidente, o juiz da Lava Jato afirma que Lula tentou "influenciar" e "obstruir" investigações
notícia 21 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 18796, 'email': 'carlosmazza@opovo.com.br', 'nome': 'Carlos Mazza'})
Carlos Mazza carlosmazza@opovo.com.br
Divulgação
"Há diálogos do ex-presidente intencionando ou tentando obstruir ou influenciar indevidamente a Justiça", diz Moro

Em justificativa ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a interceptação e divulgação de conversas do ex-presidente Lula, o juiz federal Sérgio Moro afirma que o petista tentou "intimidar", “influenciar” e "obstruir" investigações onde era alvo. No documento, Moro diz ainda que, apesar disso, prisão cautelar de Lula "sequer estava em cogitação".

"Não havia sequer qualquer pedido de decretação de prisão cautelar do Ministério Público Federal contra o investigado, o que significa que medida drástica sequer estava em cogitação por parte deste Juízo”, afirma Moro. O documento, de 30 páginas, foi enviado nesta terça-feira, 29, ao STF e divulgado pela Justiça Federal do Paraná.

No ofício, Moro explica porque decidiu interceptar e divulgar gravações de Lula, foco de grande polêmica jurídica nas últimas semanas. "Há diálogos do ex-presidente intencionando ou tentando obstruir ou influenciar indevidamente a Justiça", diz.

"Há também diálogos nos quais revela a intenção de intimidar as autoridades responsáveis pela investigação e processo”, segue Moro, antes de transcrever doze interceptações feitas pela PF e que foram anexadas aos autos da Operação Lava Jato.

Grampos

"Mesmo sem eventual tipificação, condutas de obstrução à Justiça são juridicamente relevantes para o processo penal porque reclamam medidas processuais para coartá-las”, conclui. Na fase Aletheia da Operação Lava Jato, Lula é investigado como proprietário do sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP) – o que o ex-presidente nega.

Grampos foram divulgados em 16 de março, após Lula ser indicado como ministro-chefe da Casa Civil. Em uma das gravações, a presidente Dilma Rousseff diz que enviará ao petista o seu termo de posse, para uso “em caso de necessidade”. A ação foi interpretada como estratégia para evitar possível pedido de prisão cautelar de Lula por Moro.

 

 

mais informações em instantes

espaço do leitor
Hilario Torquato 31/03/2016 10:44
Não Castro Paiva, isto que vc postou é uma inverdade, o PT tá chateado porque não sobrou nada para ser vendido como fez o PSDB e FHC, colocando o País no FMI, e dolar naquela época em U$ 4,72 (quando o Lula tomou posse). Esquecido hem?
Hilario Torquato 31/03/2016 10:40
Qual mesmo as "conduções coercitiva" ou sequestro ilegalizados, não foi transformada em prisão para depoi fazer a troca-troca por Delação Premiada ou inventada? Em Seu Sérgio Moro?
Amaury 31/03/2016 07:55
Pelos comentários vê-se que o país está dividido entre a ignorância dos tolos, o fanatismo dos cínicos e o ódio dos justos e não há saída pois o país sangrará cruelmente até 2018 quando as quadrilhas tentarão prorrogar o domínio sobre esta nação de frouxos e submissos.
Lunga Jr 31/03/2016 07:48
Nâo havia mas deveria haver já que ficou claríssimo que com a submissão, conivência e cumplicidade da prizidantA a intenção de fraudar ou dificultar as investigações, fica a dúvida atroz: quem terá peito de condenar o criminoso molusco cujas provas dos crimes são demais evidentes? o papa?
Júlio Coelho 31/03/2016 06:22
A prisão de Lula deve existir ou esse país não será passado a limpo, como deseja os brasileiros. Não podemos aceitar o que ouve no mensalão onde somente o operador Marcos Valério está preso. Os mentores, como Lula, continuam soltos e depredando o patrimônio publico.
Ver mais comentários
21
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>