Conheças nossos combos e pacotes promocionais!

CLIQUE E CONFIRA
ENTREGA DE CARGOS 29/03/2016 - 15h35

Aos gritos de 'Temer presidente', PMDB rompe com Dilma em reunião relâmpago

Além do afastamento pelo governo, moção aprovada prevê ainda a entrega de cargos ocupados pelo partido no governo federal
notícia 7 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 18796, 'email': 'carlosmazza@opovo.com.br', 'nome': 'Carlos Mazza'})
Carlos Mazza carlosmazza@opovo.com.br
Divulgação/PMDB Nacional
Conduzida pelo senador Romero Jucá, reunião aprovou afastamento do PMDB por aclamação

Em reunião relâmpago de apenas três minutos, o PMDB oficializou agora há pouco o desembarque do partido do governo Dilma Rousseff. Decisão foi tomada por aclamação, sem votação direta, em reunião liderada pelo vice-presidente da legenda, senador Romero Jucá (RR).

Além do afastamento pelo governo, moção aprovada prevê ainda a entrega de cargos ocupados pelo partido no governo federal. "A partir de hoje, ninguém ocupa mais cargo em nome do PMDB", disse Romero Jucá pouco após o anúncio.

Segundo o documento, será instalado processo no Conselho de Ética do partido contra filiados que permaneçam em cargos federais. A moção, no entanto, não prevê prazo para entrega dos cargos, embora se fale, nos bastidores, de prazo até 12 de abril. Anúncio da aclamação foi acompanhado por gritos como "Brasil pra frente, Temer presidente" e até ataques contra o governo Dilma, como "Fora PT".

Romero Jucá destaca, no entanto, que o afastamento não significa postura imediata de apoio ao impeachment. "Nós seremos independentes", disse o senador, afirmando que a questão será tratada "no momento devido".

#RenunciaTemer

O vice-presidente Michel Temer (PMDB), que articulou aprovação da moção, não compareceu ao evento. Também não estava presente o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), tido como último "refúgio" do governismo no partido, nem aliados históricos do PT na sigla, como José Sarney e o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

Logo após o anúncio do desembarque, a hashtag "#RenunciaTemer" se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter. A maioria critica postura do PMDB, mas outras mensagens lembram que o próprio PT lançou Temer em chapa com Dilma Rousseff.

PMDB Ceará

Conforme mostrou O POVO desta terça-feira, a direção do PMDB cearense já havia antecipado sua posição pelo afastamento da legenda do governo. Líder do partido no Estado, o senador Eunício Oliveira (PMDB) disse que indicações da sigla estão "à disposição" da presidente.

Atualmente, partido tem no Estado indicações das direções do Banco do Nordeste e da Companhia Docas do Ceará. No governo federal, o partido possuía sete ministros no primeiro escalão petista.

Um deles, Henrique Eduardo Alves (RN), pediu demissão do Ministério do Turismo ainda na segunda-feira, 28. Outros ministros, como Celso Pansera (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Kátia Abreu, da Agricultura, não confirmam se deixarão os cargos.

mais informações em instantes

espaço do leitor
eneida ferraz 29/03/2016 23:48
#RenunciaTemer Vade Retro Satanás
eneida ferraz 29/03/2016 23:47
Ninguém merece um Brasil governado por sanguessugas do país ha anos, estão em peso no Listão da Odebrechet, Vade Retro Satanás
Edvaldo Gomes 29/03/2016 17:14
Só estão entregando os 7 ministérios porque sabem que logo terão 37....PT é uma desgraça, mas esse PMDB consegue ser pior. Esse crápula do Romero Jucá foi líder de governo do PSDB e do PT e agora tá do outro lado só esperando a nomeação pra Casa Civil.....Kanalhas!
DINIZ KLEIN 29/03/2016 16:31
Que ótima hora desses narcotraficantes saírem, que bom, deixem nosso Brasil em paz sanguessugas.
joao 29/03/2016 16:21
PMDB L...I...X...O OPORTUNISTA, MERCENÁRIOS... POUCO PREOCUPADOS COM A CAUSA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Ver mais comentários
7
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:

o povo online

Participe desta conversa com @opovoonline

  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Receba as notícias do Canal Política

Powered by Feedburner/Google

São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa

Escolha o Widget do seu interesse
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>