[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive]
O ex-governador do Ceará e atual Ministro da Educação, Cid Gomes, prometeu, nesta segunda-feira, 5, que o novo piso salarial dos professores será divulgado na quarta-feira, 7. Cid concedeu entrevista ao jornal Bom Dia Brasil. O ministro falou ainda sobre propostas de reformulação do Ensino Médio, avaliação dos professores, plano de cargos e carreiras e vocação para o magistério.
Questionado sobre o aumento do piso salarial e como fazer com que os estados cumpram a determinação, Cid destacou que o anúncio será feito na quarta-feira e frisou a necessidade de a sociedade cobrar que os entes públicos cubram o piso. “O Ministério Público, a sociedade brasileira deve cobrar judicialmente para que todos os entes públicos cubram o piso que deverá ser anunciado agora nesta quarta-feira”, disse o ministro.
Cid reforça compromisso de Dilma em fazer da educação marca do governo"Maior desafio está no ensino básico", diz Cid, novo titular do MECMinistério comandado por Cid terá papel central no segundo governo Dilma
Cid se disse comprometido com a melhoria da remuneração dos professores. “Lógico que ninguém deve trabalhar de graça, as pessoas têm uma vida difícil e têm que ter uma remuneração digna. No caso do magistério, o Brasil tem que avançar muito para efetivamente dar aos professores uma boa remuneração”, frisou.
Currículo do Ensino Médio
Cid destacou a proposta de reformulação na grade curricular do Ensino Médio e frisou que a proposta é orientação da presidente Dilma Rousseff (PT). “A educação é um sistema integrado. Para que uma modalidade de ensino funcione bem, a outra tem que ter cumprido a sua parte. Isso começa desde a creche, passa pela pré-escola, vai pelo Ensino Fundamental. O processo de alfabetização é fundamental, porque é a ferramenta básica da educação, e qualidade no Ensino Fundamental. O Ensino Médio certamente repercutirá o bom andamento dessas fases iniciais”.
Sobre a meta do Governo Federal de ter todas as pessoas de 4 a 17 anos na escola, neste ano, o novo ministro afirmou que será necessário um “esforço redobrado” para universalizar o ensino principalmente nas zonas rurais. Para Cid, o problema não está na oferta de vaga, mas no acesso.
Cid também frisou a proposta de criar uma avaliação para os professores e não descartou que seja feita nos moldes da proposta do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que sugeriu uma espécie de Enem para o magistério que poderia substituir, inclusive, os concursos de prefeituras.
"Você tendo um professor passado por uma avaliação nacional, ele já fica com, vamos dizer assim, um Enem, um passaporte para o ingresso no magistério de um município ou de um Estado",disse Cid.
Ministro
Cid Gomes tomou posse no Ministério da Educação, na sexta-feira, 2. A presidente Dilma Rousseff, em seu discurso de posse, na quinta-feira, 1°, disse que a pasta terá papel central em seu segundo mandato.
Redação O POVO Online
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Newsletter
São utilidades para enriquecer seu site ou blog por meio de códigos (Tags ou Scripts) que ajudam sua página a ser ainda mais informativa
Escolha o Widget do seu interesseErro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016