Copa 15/06/2014

Manifestação sem confronto no primeiro jogo em Fortaleza

Manifestação seguiu pela avenida Silas Munguba em direção ao Castelão. O grupo não tentou obstruir o bloqueio policial e retornou ao ponto de concentração. Novo protesto está marcado para próxima terça-feira
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 16694, 'email': 'camilaholanda@opovo.com.br', 'nome': 'Camila Holanda '})
Camila Holanda camilaholanda@opovo.com.br
DictSql({'grupo': '.', 'id_autor': 18890, 'email': 'saraoliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Sara Oliveira'})
Sara Oliveira saraoliveira@opovo.com.br
FOTO: DEIVYSON TEIXEIRA
Manifestação seguiu pela Silas Munguba, mas não tentou ultrapassar o bloqueio policial próximo ao Castelão


Um grupo de manifestantes realizou passeata pela avenida Silas Munguba, durante a tarde de ontem. O protesto, marcado através das redes sociais, se concentrou na Praça da Cruz- em frente à Universidade Estadual do Ceará (Uece) - e seguiu pela avenida até as proximidades da Arena Castelão, onde ocorria o primeiro jogo da Copa do Mundo em Fortaleza. Com bandeiras defendendo o anticapitalismo e contra a realização do evento esportivo, os manifestantes não tentaram ultrapassar o bloqueio policial que delimitava o perímetro fechado no entorno do estádio

 

Inicialmente, o objetivo dos manifestantes era bloquear a avenida, que funciona como um dos principais acessos à Arena Castelão. Entretanto, ao chegarem no entorno do estádio, o grupo parou e debateu quais deveriam ser os próximos passos do ato.

 

Foram cerca de 40 minutos de plenária. Alguns expuseram o desejo de avançar, enquanto outros ponderavam que o ato deveria recuar. Durante a passeata, manifestantes chamavam a população para participar de novo protesto, que deverá ocorrer na terça-feira, 17, quando o Brasil enfrenta o México em partida realizada também na Arena Castelão. Por volta de 16h45min, o grupo começou a a caminhar em sentido contrário da avenida até a Praça da Cruz, onde a movimentação chegou ao fim.

 

Para o advogado Martinho Olavo Gonçalves, representante da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (Renap), a manifestação foi “excelente, ordeira e democrática”.

 

Conforme ele, a expectativa é de que, na terça-feira, a mobilização popular seja mais intensa. “Os últimos atos foram pacíficos e fizeram com que o povo percebesse que pode, sim, ocupar as ruas”, avaliou.

Detenções
De acordo com o inspetor Roberto, da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), três adolescentes e um adulto foram detidos por policiais do Gate na avenida Silas Munguba. Os três portavam baladeiras, máscaras e bolas de gude em mochilas. Todos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML). Os adolescentes foram autuados na DCA e o adulto seria encaminhado ao 12º Distrito Policia. (colaborou Bruno Cabral)

 

Saiba mais

 

A manifestação de ontem foi mobilizada pelo Facebook e tinha 3,3 mil participações confirmadas. No fim da tarde, a página do evento foi deletada.

Novos protestos estão marcados para terça-feira, 17, dia do jogo Brasil x México
na Arena Castelão.

Dois eventos no Facebook convocam para os atos. Em um, denominado “Chega de circo! Brasil x México”, 1,7 mil pessoas confirmaram presença, até a noite de ontem. O outro (“Vem pra rua! Brasil x México - Manifestação popular), contava ontem com 4,7 mil confirmações. Atos estão marcados para os dias de jogos em Fortaleza.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>