ANTONIO PALOCCI 27/09/2016

Prisão de Palocci gera mal-estar no governo Temer e revolta no PT

Segundo as investigações, ex-ministro teve atuação "intensa e reiterada" na defesa de interesses da Odebrech
notícia 24 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19026, 'email': 'isabelf@opovo.com.br', 'nome': 'Isabel Filgueiras'})
Isabel Filgueiras isabelf@opovo.com.br
GIULIANO GOMES/AGÊNCIA ESTADO
Antonio Palocci é acusado de desviar verbas públicas para o PT


Preso na manhã de ontem em decorrência da 35ª fase da Operação Lava Jato, o ex-ministro da Fazenda, Antonio Palocci, está em Curitiba até que sejam apuradas as acusações contra ele. A detenção preventiva do petista gerou mal-estar no governo Temer e revolta no PT. O ministro da Justiça, Alexandre Moraes (PSDB), deu a entender que tinha informações secretas da investigação, o que irritou o Planalto.


 

Durante comício no interior de São Paulo, ele afirmou que mais prisões ocorreriam ainda nesta semana. A informação caiu como uma bomba no colo do governo de Michel Temer (PMDB), que já sofre acusações da oposição de ter intuito de interferir na Lava Jato.


Depois de o ex-ministro do Planejamento de Temer, Romero Jucá, ser gravado dizendo que precisava “estancar a sangria” das investigações, o governo tem tentando mostrar que não iria interferir no trabalho da Polícia Federal. Embora as declarações de Moraes possam ter complicado a situação do Planalto, o presidente foi aconselhado a não repreendê-lo imediamento, na expectativa que o assunto caiu no “esquecimento”.


 

No PT, lideranças acusam a Lava Jato de agir diretamente para prejudicar o partido, sobretudo na última semana antes do primeiro turno das eleições municipais. Partidários temem que as prisões de Palocci e Guido Mantega, que foi solto imediatamente mas continua na mira da PF, atrapalhem o desempenho dos candidatos petistas nas capitais. Entre eles, Fernando Haddad, que tenta reeleição na Prefeitura de São Paulo.


Acusações

A procuradora da República, Laura Gonçalves Tessler disse que o ex-ministro Antônio Palocci teve atuação “intensa e reiterada” na defesa de interesses da empreiteira Odebrecht na administração pública federal.

 

“Essa atuação se deu mediante a pactuação e recebimento de contrapartidas em favor do Partido dos Trabalhadores. Palocci, ao que tudo indica, atuava como gestor dessa conta tendo atuado desde 2006 até pelo menos novembro de 2013, comprovadamente, com pagamentos documentados nessa planilha”, disse a procuradora. Em email do empresário Marcelo Odebrecht, interceptado pela PF, teria ficado implícito que Palocci iria tentar compensar veto de Lula que prejudicou a empresa, através de favores futuros.


O advogado de Palocci, José Roberto Batochio, criticou a prisão de seu cliente, dizendo que tudo ocorreu de maneira secreta, ao estilo ditadura militar. “Não há necessidade de prender uma pessoa que tem domicílio certo, que foi duas vezes ministro, que pode dar todas as informações quando for intimado. É por causa do espetáculo?”, reclamou. (com agências de notícias)

 

> TAGS: palocci lava jato
espaço do leitor
Castro Paiva 27/09/2016 19:46
NENHUM FATO DA LAVA JATO VAI PREJUDICAR AS CAMPANHAS PETISTAS QUEM PREJUDICOU O PT FOI ELES MESMOS, SE NÃO TIVESSEM DESVIADO RECURSOS, FALIDO O PAIS, CONSTRUIDOS ESTADIOS SUPERFATURADOS, NÃO TIVESSEM CONSTRUIDOS EM OUTROS PAISES CORRUPTOS E DE DITADURAS SANGUINÁRIA, NÃO TIVESSE TRANSFORMADO O BRASIL NO MAIS VIOLENTO DO MUNDO...TALVEZ A HISTORIA FOSSE OUTRA...
Castro Paiva 27/09/2016 19:36
O PT SURGIU E SE DESENVOLVEU POLITICAMENTE POR COMBATER TODOS OS ERROS COMETIDOS PELAS ELITES QUE DOMINARAM O BRASIL POR 5OO ANOS...OCORRE QUE SÓ CHEGARAM AO PODER PORQUE SE UNIRAM AS ELITES CORRUPTAS E JUNTOS MONTARAM A MAIOR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA DO MUNDO, E AGORA CRITICA AS ELITES E "MÍDIA GOLPISTA", O PIOR É QUE NÃO ASSUMEM QUE SÃO CRIMINOSOS E CORRUPTOS E AINDA TENTAM SE DEFENDER DO INDEFENSÁVEL, LULA 84 MILHÕES, PALOCCI 200 MILHÕES AINDA DIZEM QUE NÃO SÃO BANDIDOS É ME CHAMAR D
Castro Paiva 27/09/2016 19:15
O PT E SEUS FIEIS ESCUDEIROS DO PC DO B, A TODO INSTANTE DESQUALIFICAM AS AUTORIDADES E AS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS, DEFENDEM LULA, DILMA, E AGORA PALOCCI, MAIS DEFENDERAM VACCARI, DIRCEU, GENUINO, ANDRÉ VARGAS, HUMBERTO CONSTA, GLEICE HOFFMAM E OUTROS BANDIDOS DE MESMA ESTIRPE, TODOS ERAM INOCENTES, MAIS TODOS CONDENADOS E JA CUMPRINDO PENA E MUITOS PELA IDADE SÓ SAÍRAM COM A MORTE, QUE VAI SER O CASO DO DIRCEU,E DO LULA QUE VAI PEGAR MAIS DE 30 ANOS DE REGIME FECHADO...
Castro Paiva 27/09/2016 19:07
INFELIZMENTE AINDA EXISTEM MUITOS IMBECIS, BURROS, HIPOCRITAS E MUITOS LADRÕES OS PETISTAS AFIRMAM QUE TUDO QUE RECEBERAM FOI DE ACORDO COM A LEI E DECLARADOS A JUSTIÇA ELEITORAL, SÓ NÃO DIZEM É QUE CONSEGUIRAM LAVAR O DINHEIRO NA PRÓPRIA JUSTIÇA, OS PETISTAS COMEÇARAM ROUBANDO MIXARIA 3 MIL E 3 TRILHÕES, A ROUBALHEIRA OCORREU EM TODOS OS ÓRGÃOS E MINISTÉRIOS, O QUE LAMENTO É A DEMORA NA PRISÃO DO CHEFE DA QUADRILHA O LULA, OS PETISTAS CADA DIA TENTAM DESQUALIFICAR AS INVESTIGAÇÕES...
Marcelo 27/09/2016 13:50
O PT como sempre, se mostra conivente com a safadeza dos que participaram do governo Lula e da Dilma. Se rouba, ele é ladrão, principalmente quando prejudica milhares de pessoa, então tem que ir é pra cadeia mesmo. O seu Lula deve ser o próximo da fila. Ainda tem idiotas dizendo que é abuso de autoridade. Abuso foi o que fizeram no governo Lula e de Dilma, roubando milhões de reais, deixando o país numa gde. recessão, pensando eles em se perpetuarem no poder. Cadeia ainda é pouco.
Ver mais comentários
24
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>