DIA D 31/08/2016

Os efeitos do impeachment de Dilma Rousseff nas eleições em Fortaleza

Votação histórica do Senado pode confirmar ou não o PMDB como ator central na política brasileira. Mudança criaria nova bandeira para petistas e pode afetar base de Roberto Cláudio, opositor a Michel Temer, na disputa
notícia 5 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 18796, 'email': 'carlosmazza@opovo.com.br', 'nome': 'Carlos Mazza'})
Carlos Mazza carlosmazza@opovo.com.br


Decidido hoje em votação histórica no Senado, impeachment de Dilma Rousseff (PT) lança impactos chegando à disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Podendo confirmar ou não o PMDB como ator central da política brasileira, resultado cria nova bandeira para petistas e pode afetar base de Roberto Cláudio (PDT), candidato opositor a Michel Temer (PMDB), na disputa.


 

À época do afastamento de Dilma, em maio deste ano, vereadores de siglas ligadas a RC admitiram ao O POVO que o impeachment tornaria “mais atraente” chapa de Capitão Wagner (PR) na disputa. Tudo por conta da aliança do militar com o senador Eunício Oliveira (PMDB), próximo de Michel Temer e detentor de grande prestígio na indicação de cargos federais.


Com confirmação de Temer no Planalto, peemedebistas confirmariam nova munição na hora de negociar apoios de última hora. Até agora, no entanto, parlamentares evitam comentar possíveis defecções para o lado do opositor. “Só vai se pensar nisso quando tiver um resultado concreto”, diz um vereador, que não quis se identificar.


Nos últimos meses, Eunício tem ganhado espaço em cargos federais, com exoneração de aliados de Cid e Ciro Gomes (PDT) em órgãos como o Banco do Nordeste (BNB) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Resta saber, no entanto, se as negociações conseguirão atrair algum dos 18 partidos na coligação do prefeito.


Rejeição a Temer

Por outro lado, RC tem do seu lado a associação de Capitão Wagner com Temer, alvo de alta rejeição na Capital. Segundo última pesquisa O POVO/Datafolha, 79% dos eleitores da Cidade afirmam que não votariam em candidato apoiado pelo líder peemedebista.

 

Apesar da má imagem do presidente em exercício, Capitão tem dito "não ter receio" de se vincular ao peemedebista. Pelo contrário, ele chegou a afirmar querer o apoio de Temer.


“Não tenho nenhum receio de ser ligado ao Temer. Seja quem for o prefeito que vença, o presidente deve ser o Temer, se confirmada a votação do impeachment. É muito mais interessante nos aproximar da Presidência da República para buscar os recursos”, disse ao O POVO.


Fora RC, Wagner e Luizianne Lins (PT), demais candidatos na disputa, como Heitor Férrer (PSB), Pastor Ronaldo Martins (PRB), Tin Gomes (PHS), João Alfredo (Psol) e Francisco Gonzaga (PSTU) não possuem laços com o atual governo, sendo pouco afetados pela votação.


Nas últimas eleições em Fortaleza, foram comuns as “viradas de casaca” de partidos durante a campanha, conforme a maré da eleição. Em 2012, por exemplo, apoio do PTC oscilou diversas vezes entre Roberto Cláudio e Elmano de Freitas (PT) e foi parar na Justiça. Em 2014, foi o PSC que motivou embate entre candidaturas de Eunício e Camilo Santana (PT) ao governo.

 

SAIBA MAIS


Resta ainda indefinição sobre como o PSDB, atual aliado de Capitão Wagner (PR) em Fortaleza, deverá se posicionar com relação ao governo Michel Temer após a votação do impeachment.


Nos bastidores do impeachment, se comenta que a sigla tem emitido sinais de que deve deixar o governo caso o afastamento de Dilma seja confirmado. A principal queixa seria de que o peemedebista não tem tocado pautas de corte de reajustes e equilíbrio das contas públicas.


A ação também faria parte do plano do partido de olho em 2018. Resta saber se a ação afetaria o ajuste entre PMDB e PSDB com Capitão Wagner em Fortaleza.

 

QUEM É ATINGIDO


Capitão Wagner (PR)

Seria o principal beneficiado com confirmação do impeachment de Dilma. Sua proximidade com Eunício Oliveira (PMDB), aliado próximo de Michel Temer (PMDB), poderia garantir grande força política na hora de negociar apoios de última hora entre os 18 partidos da base de Roberto Cláudio. Ele precisaria enfrentar, no entanto, grande desgaste de Michel Temer entre fortalezenses.

Roberto Cláudio (PDT)

Impeachment de Dilma confirmaria o afastamento definitivo também da influência de Cid e Ciro Gomes no governo federal. Isso acabaria prejudicando Roberto Cláudio, que sofreria ameaça de debandada de partidos em sua base. O prefeito, no entanto, pode associar Wagner ao novo governo, que já começa acumulando desgastes entre eleitorado de Fortaleza.

Luizianne Lins (PT)

Caso raro entre candidatos petistas, a ex-prefeita de Fortaleza não tem “escondido” a presidente Dilma ou o PT de sua campanha eleitoral. A saída da presidente, portanto, pode gerar nova bandeira para suas atividades, mobilizando sentimento daqueles insatisfeitos com uma possível aprovação do impeachment pelo Senado Federal nesta quarta-feira.

 

espaço do leitor
Luiz Antonio Villela 31/08/2016 13:22
Hoje começa a ruir a safadeza desse partideco que me enganou e milhares de brasileiros , em Outubro nós vamos exterminar de nossas vidas definitivamente , PT nunca maissssssssssssssssssssssssssssssssss.
Pietro Cans 31/08/2016 09:50
Ô Pedro Bó, parasita da árvore é fala da cínica, acéfala e corrupta. Fala alguma coisa original, sua, sem copiar, será que consegues?
PEDRO BATISTA 31/08/2016 09:06
Ela foi bombardeada pela maioria golpista e, com muita maestria, coragem e determinação, esteve sempre a altura de seus inquisidores. Os próprios senadores golpistas sabem que ela é extremamente honesta e que repudia a corrupção e que por isso querem dar um fim no seu mandato para que possam manipular a lava jato. É GOLPE PARLAMENTAR, SIM! E VOCÊS REPRESENTAM OS PARASITAS DA ÁRVORE.
Edvaldo Gomes 31/08/2016 06:36
O povo está diminuindo a burrice. Sabe que Luizianne é ruim não porque é PT é porque demonstrou que foi uma péssima prefeita. Como a população está começando a saber o que pretende esse Temer e suas reformas contra o povo. E quanto ao aproveitador e covarde Eunício e seu PMDB, não é preciso nem comentar.
Carlos Silva 31/08/2016 06:25
SUJEIRA PRA TODOS OS LADOS!!!
5
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>