PESQUISA 22/08/2016

Saúde é a área com pior avaliação em Fortaleza, revela pesquisa

Apenas 15% dos entrevistados classificaram o serviço como ótimo/bom, enquanto 59% acharam ruim ou péssimo. 25% o consideraram regular
notícia 15 comentários
DictSql({'grupo': ' ', 'id_autor': 16588, 'email': 'erick@opovo.com.br', 'nome': 'Erick Guimar\xe3es'})
Erick Guimarães erick@opovo.com.br

O sistema de saúde foi serviço municipal com pior avaliação do fortalezense, de acordo com a primeira rodada de pesquisas O POVO/Datafolha para as eleições deste ano. Apenas 15% dos entrevistados classificaram o serviço como ótimo/bom, enquanto 59% o classificam como ruim ou péssimo. Outros 25% o consideraram regular.

 

A pesquisa ouviu 800 eleitores de todas as regiões de Fortaleza entre os dias 18 e 19 de agosto. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Além da saúde, o Datafolha pediu para os entrevistados avaliarem os serviços de educação municipal, trânsito, coleta de lixo domiciliar, limpeza das vias públicas, promoção de atividades de lazer e cultura, manutenção de asfalto, iluminação de ruas e avenidas e condições de moradia.


A má avaliação da saúde aparece em todos os segmentos de sexo, idade, renda e escolaridade, chegando a atingir 66% de ruim e péssimo entre entrevistados com nível médio. O Datafolha perguntou aos entrevistados como eles avaliam o desempenho do prefeito Roberto Cláudio (PDT) nessa área: 65% disseram que RC fez pela saúde menos do que eles esperavam, 20% disseram que ele fez o que era esperado e 10% disseram que ele fez mais do que se esperava.


Na lista dos serviços com pior desempenho seguem o trânsito (com 43% de avaliação negativa contra 24% de positiva) e o sistema de educação municipal (42% de avaliação negativa contra 25% positiva).


O que vai bem

O serviço mais bem avaliado da Prefeitura foi a coleta domiciliar de lixo, com 65% de aprovação contra 11% de reprovação. O serviço é bem avaliado em todos os segmentos de sexo, idade, renda e escolaridade, chegando a atingir 70% de ótimo/bom no segmento de eleitores entre 45 e 59 anos.

 

No ranking positivo, seguem os serviços de iluminação de ruas, com 53% de ótimo/bom contra 17% de ruim/péssimo, e a promoção de atividades de lazer e cultura, com 40% de ótimo/bom contra 24% de ruim/péssimo.


Outros três serviços municipais apresentaram índices de aprovação e reprovação bastante semelhantes: limpeza de ruas e avenidas (32% de ótimo/bom contra 32% de ruim/péssimo), moradia (33% de ótimo/bom contra 30% de ruim/péssimo) e conservação de asfalto (36% de ótimo/bom contra 33% de ruim/péssimo).

 

O POVO online

Veja análises sobre a pesquisa: blog.opovo.com.br/politica

 

espaço do leitor
Maria 08/09/2016 16:00
Como podemos ter acesso à pesquisa na íntegra? Seria de grande valia. Obrigada.
Eduardo Barros Leal 23/08/2016 09:32
O atual prefeito, só agora tomou posse, pois antes, só cuidava das vias da Aldeota, Meireles, Cocó e adjacencias, a perfiferia, não lhe avisaram que faz parte de Fortaleza, totalmente abandonada, a cidade imunda, moro em um bairro de classe media, longe da periferia, e semana passada, tivemos a alegria de ver a rua ser limpa, e ainda cortaram o capim já bem crescido. Exatamente no inicio da campanha. Sabem quanto ganham aqueles balançadores de bandeira do RC ? 1.800,00 por 42 dias de trabalho.
Eduardo Barros Leal 23/08/2016 09:25
Vou dar um exemplo: Qualquer cidade do interior tem uma Secretaria de Saúde, vinculada a prefeitura, esta secretaria, tem obviamente um secretario, assessores, instalações confortáveis, funcionários administrativos, mas todo este aparato serve apenas para administrar AMBULANCIAS, que levam os pacientes para a capital, o IJF recebe pacientes até de estados vizinhos. ONDE ESTÁ O ERRO ?
Brisão 23/08/2016 00:40
E é que o atual prefeito dessa cidade, é médico né, imagina se não fosse.
Wander 22/08/2016 15:18
PENSO QUE ESSES 15% E 25% PESQUISADOS, NÃO CONHECEM DE FATO A REALIDADE DA SAÚDE EM FORTALEZA. NO MÍNIMO SÃO USUÁRIOS QUE SÃO BENEFICIADOS POR ALGUMA AUTORIDADE OU AMIGOS NO SETOR QUE PERMITE PASSAR NA FRENTE DAQUELES QUE ESTÃO NA FILA ESPERANDO HA TEMPOS UM ATENDIMENTO. COMO É QUE TÁ BOM SE O CIDADÃO, QUANDO ATENDIDO, PASSA DOIS MESES OU MAIS PARA FAZER UM EXAME E OLHE LÁ,QUANDO NÃO É REMARCADO? DE FATO, PELO HISTÓRICO POLÍTICO.A SAÚDE NUNCA FOI E NÃO SERÁ PRIORIDADE DE NENHUM CANDIDATO ELEITO.
Ver mais comentários
15
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>