ROMERO JUCÁ E A LAVA JATO 24/05/2016

Conversa gera 1ª queda da gestão Temer

Presidente em exercício perde homem forte do governo em momento de forte instabilidade e quando há necessidade da aprovação de medidas relevantes. Diálogo polêmico aponta tentativa de barrar Operação Lava Jato
notícia 10 comentários
ALAN MARQUES/FOLHAPRESS
Ministro afastado do Planejamento, senador Romero Jucá disse que os trechos da conversa foram retirados do contexto


Em menos de duas semanas de governo interino, Michel Temer (PMDB) já sofre a primeira baixa na gestão. Diálogo entre o ministro do Planejamento agora licenciado, Romero Jucá (PMDB-RR), e o ex-presidente da Transpetro, Sergio Machado, indica suposta revelação de que o afastamento de Dilma Rousseff (PT) paralisaria a Lava Jato.


Em um trecho, o senador Tasso Jereissati (PSDB) é citado como consciente de que a Operação quer “acabar com a classe política”. O tucano rebateu afirmando que nunca conversou com Romero Jucá sobre o assunto.

[SAIBAMAIS 2]
Em entrevista coletiva ontem, o senador do PMDB negou a versão publicada pela Folha de S. Paulo. Segundo ele, o diálogo se tratava de discussão sobre a recuperação da economia brasileira.


O fato é que a conversa, que cita nomes da oposição, caiu como uma bomba no Palácio do Planalto. Homem forte do presidente em exercício, Jucá teria a função de fazer a ponte entre o governo e os parlamentares para facilitar a aprovação de medidas de interesse do peemedebista. Com o afastamento, Temer fica sem a necessária opção de interlocução em um momento de instabilidade política.


Articulador da aprovação do processo de impeachment de Dilma no Congresso, o ministro afastado já estava sendo investigado na Lava Jato antes da nomeação, assim como outros ministros que compõem o primeiro escalão federal.


Com pelo menos outros cinco nomes ministros citados nas investigações, o presidente em exercício corre o risco de ter a administração atingida por novos desgastes conforme o avançar das apurações no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo avalia o cientista político Paulo Baía (UFRJ). “O impacto sobre o governo é grande porque Jucá é do núcleo central do Palácio. Esse impacto tenta ser corrigido com o afastamento, mas continuará porque o efeito Sergio Machado é maior do que o avaliado inicialmente”.

Afastamento


Em meio à pressão para a substituição de Jucá, Michel Temer elogiou o aliado e ressaltou que ele ficará afastado do cargo até que seja esclarecido o conteúdo de gravação.


O peemedebista ressaltou que Jucá voltará ao Senado para auxiliar o governo federal “de forma decisiva, com sua imensa capacidade política”. O peemedebista disse ainda que o ministro fez um trabalho “competente”. “Registro o trabalho competente e a dedicação do ministro no correto diagnóstico de nossa crise financeira e na excepcional formulação de medidas a serem apresentadas brevemente para a correção do deficit fiscal e da retomada do crescimento da economia”, disse. (com agências de notícias) 

espaço do leitor
Maciel 25/05/2016 13:32
Não são só funcionários públicos, representam a PF, estão investigando um grande esquema de corrupção, que todos sabemos e as últimas notícias, provam que não é só de hoje, do governo que sendo cassado. Estamos sendo roubados, enganados a muito tempo pelas mesma pessoas. Não estão preocupados com "pedaladas', se afeta os mais desfavorecidos, como justificaram seus votos. Querem volte a ser como antes, não se investiga nada e engaveta-se tudo, você era criança, como afirmou antes.
Malú Silveira 25/05/2016 13:05
Oi Maciel, obrigada pelos links, acho que você tem razão. Mas me parece que eles eram excessões à regra, né, por que sempre tive a imprensão que todos os funcionários públicos votam sempre nos políticos progressistas, né? Valeu. :-)
Maciel 24/05/2016 22:32
Perdão, os últimos links ficaram junto. Aqui, até pouco tempo, o link da revista IstoÉ funcionava, agora não mais: http://jornalggn.com.br/noticia/banestado-procurador-tentou-barrar-repasse-de-dossie-de-correntistas Grato, se puder opinar.
Maciel 24/05/2016 22:29
Olá, Malu, no face, realmente, você não vai encontrar. Você pode ter informações aqui: http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,delegados-da-lava-jato-exaltam-aecio-e-atacam-pt-na-rede,1591953 http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/03/26/delegado-da-lava-jato-que-apoiou-aecio-quer-que-google-conte-quem-o-critica.htm http://oglobo.globo.com/brasil/pf-define-punicao-para-agente-que-usou-retrato-de-dilma-como-alvo-para-treinar-tiro-16154412
Malú Silveira 24/05/2016 13:27
Não seria fixação sua contra os tucanos, eu era criança quando eles estiveram no poder, nem lembro mesmo, mas as "conversas" são muitas...mostra aí as notícias pelo menos de 1% do que escreveste aqui. ;-)
Ver mais comentários
10
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>