Em menos de duas semanas de governo interino, Michel Temer (PMDB) já sofre a primeira baixa na gestão. Diálogo entre o ministro do Planejamento agora licenciado, Romero Jucá (PMDB-RR), e o ex-presidente da Transpetro, Sergio Machado, indica suposta revelação de que o afastamento de Dilma Rousseff (PT) paralisaria a Lava Jato.
[SAIBAMAIS 2]
Em entrevista coletiva ontem, o senador do PMDB negou a versão publicada pela Folha de S. Paulo. Segundo ele, o diálogo se tratava de discussão sobre a recuperação da economia brasileira.
O fato é que a conversa, que cita nomes da oposição, caiu como uma bomba no Palácio do Planalto. Homem forte do presidente em exercício, Jucá teria a função de fazer a ponte entre o governo e os parlamentares para facilitar a aprovação de medidas de interesse do peemedebista. Com o afastamento, Temer fica sem a necessária opção de interlocução em um momento de instabilidade política.
Articulador da aprovação do processo de impeachment de Dilma no Congresso, o ministro afastado já estava sendo investigado na Lava Jato antes da nomeação, assim como outros ministros que compõem o primeiro escalão federal.
Com pelo menos outros cinco nomes ministros citados nas investigações, o presidente em exercício corre o risco de ter a administração atingida por novos desgastes conforme o avançar das apurações no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo avalia o cientista político Paulo Baía (UFRJ). “O impacto sobre o governo é grande porque Jucá é do núcleo central do Palácio. Esse impacto tenta ser corrigido com o afastamento, mas continuará porque o efeito Sergio Machado é maior do que o avaliado inicialmente”.
Afastamento
Em meio à pressão para a substituição de Jucá, Michel Temer elogiou o aliado e ressaltou que ele ficará afastado do cargo até que seja esclarecido o conteúdo de gravação.
O peemedebista ressaltou que Jucá voltará ao Senado para auxiliar o governo federal “de forma decisiva, com sua imensa capacidade política”. O peemedebista disse ainda que o ministro fez um trabalho “competente”. “Registro o trabalho competente e a dedicação do ministro no correto diagnóstico de nossa crise financeira e na excepcional formulação de medidas a serem apresentadas brevemente para a correção do deficit fiscal e da retomada do crescimento da economia”, disse. (com agências de notícias)
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016