O senador Telmário Mota (PDT-RR) vai entrar com pedido no Conselho de Ética do Senado para cassar mandato de Romero Jucá, que estava licenciado do Senado para assumir Ministério de Planejamento e retorna nesta terça-feira ao Congresso. As gravações de conversa dele com o ex-presidente da Transpetro Sergio Machado servirão de base do pedido. No áudio, o ministro sugere “pacto” para barrar Operação da Lava Jato. Tanto ele como Machado são investigados.
Ao mesmo tempo, o Psol ingressou com uma representação na Procuradoria Geral da República (PGR) para pedir a prisão preventiva do ministro afastado do Planejamento, Romero Jucá, por suposta tentativa de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. Na representação, o Psol pondera que a situação de Jucá é semelhante à do senador cassado Delcídio do Amaral, que acabou preso após ser flagrado tentando obstruir o andamento da Lava Jato.
PV independente
O pedido de afastamento de Romero Jucá não foi a única perda sofrida pelo governo Michel Temer. Em reunião, o comando nacional do PV decidiu pela postura de independência em relação à gestão peemedebista.
No encontro, foi defendido ainda o licenciamento do ministro Sarney Filho do partido caso ele decida seguir à frente do Ministério do Meio Ambiente. A cúpula nacional da legenda, contudo, concluiu que a nomeação do deputado federal foi uma escolha pessoal do presidente interino e, portanto, não cabia a deliberação. O pedido de licença do ministro chegou a ser defendido na tribuna do Senado Federal por Álvaro Dias (PV-PR). Segundo ele, o PV não apoiou a chapa vencedora nas eleições presidenciais de 2014 e, portanto, deve seguir a fazer oposição a Michel Temer.
Líderes da base do governo Michel Temer na Câmara apoiaram o afastamento de Romero Jucá do Ministério do Planejamento. Líder do PSDB, Antonio Imbassahy (BA) classificou a decisão como “acertadíssima” e disse que já era esperada. O líder do DEM, Pauderney Avelino (AM) elogiou o desenrolar dos fatos. Já Rubens Bueno (PR), líder do PPS, adotou um tom mais crítico. “Primeiro, Jucá não deveria ter sido nomeado”.
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016