Termelétricas 28/04/2016

AL vota hoje redução de 58% no ICMS para atrair termelétricas ao CE

Sem passar por Comissão do Meio Ambiente, proposta quer incentivar a produção de energia
notícia 1 comentários


Está prevista para hoje pela manhã votação da proposta do Executivo que prevê incentivo fiscal a novas termelétricas no Ceará. Ambientalistas farão protesto na Assembleia Legislativa para alertar deputados sobre impactos na natureza. Os ativistas também criticam o fato de texto não ter passado por Comissão do Meio Ambiente.


Na proposta, o governo pede redução de 58,8% do ICMS de empresas, com o intuito de atrair novas termelétricas para o Estado. O desconto de imposto seria dado para as operações de gás natural destinas à produção de energia elétrica que, segundo o texto, é essencial para o desenvolvimento econômico do Estado.


O deputado governista Zé Ailton (PP) defende a proposta como forma de evitar déficit de energia no Estado: “Essas termelétricas só seriam ativadas quando as outras fontes não fossem suficientes”.


“O Legislativo me disse que ela nada tem a ver com meio ambiente, apenas tributos”, afirma a presidente da comissão de Meio Ambiente, deputada Silvana Oliveira (PMDB), da oposição.


Ambientalistas

Para o professor e ativista do Fórum Ceará no Clima, Alexandre Costa, o incentivo fiscal pode trazer décadas de prejuízos ambientais. “Vai atrair novas termelétricas e cada uma deve operar por 20 ou 30 anos. A extração de gás natural também é nociva, qualquer vazamento pode infectar lençóis freáticos e deixar o solo radioativo”, alerta.

 

Ele argumenta ainda que o projeto do governo Camilo Santana (PT) entra em choque com metas internacionais assinadas pelo Brasil, que se comprometeu na Cop21 a reduzir 43% da emissão de gases que provocam o efeito estufa .


O professor lembra que termelétricas gastam milhões de litros de água para operar, por isso, defende que a melhor saída seria o Palácio da Abolição apostar em energia solar e fontes renováveis. (Isabel Filgueiras - isabelf@opovo.com.br)

 

espaço do leitor
Pedro Wilson 28/04/2016 08:13
Algum Político ou parente de político resolveu investir em termelétricas. Aí já sabem, né,nada melhor do que um "descontinho" nos impostos.
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>