OPOSIÇÃO 30/03/2016

Aos gritos de "Temer presidente" e "fora PT", PMDB rompe com governo Dilma

Decisão foi tomada por aclamação, sem voto direto. Reunião do partido teve três minutos de duração
notícia 5 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 18796, 'email': 'carlosmazza@opovo.com.br', 'nome': 'Carlos Mazza'})
Carlos Mazza carlosmazza@opovo.com.br
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Vice-presidente Michel Temer: articulação levou a anúncio de ruptura do partido com o governo petista após 13 anos


Em reunião relâmpago de apenas três minutos, o PMDB oficializou ontem o desembarque do partido do governo Dilma Rousseff. Decisão foi tomada por aclamação, sem votação, em reunião liderada pelo vice-presidente da legenda, senador Romero Jucá (RR).


Anúncio da aclamação foi acompanhado por gritos como “Brasil pra frente, Temer presidente” e até ataques contra o governo Dilma, como “Fora PT”. Além do afastamento do governo, moção aprovada prevê ainda a entrega de cargos ocupados pelo partido na gestão Dilma.


“A partir de hoje, ninguém ocupa mais cargo em nome do PMDB”, disse Romero Jucá pouco depois do anúncio. Segundo o documento, será instalado processo no Conselho de Ética do partido contra filiados que ficarem no governo.


Em seu texto, a moção não estabelece prazo para entrega dos cargos. Nos bastidores, no entanto, fala-se em data limite de 12 de abril.


Romero Jucá destacou que o afastamento não significa postura imediata de apoio ao impeachment. “Nós seremos independentes”, disse o senador, afirmando que a questão do impeachment será tratada “no momento devido”.


O vice-presidente Michel Temer, que articulou aprovação da moção, não compareceu ao evento. Também não estavam presentes o presidente do Senado, Renan Calheiros, tido como último “refúgio” do governismo no partido, nem aliados históricos do PT na sigla, como o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral.


Logo após o anúncio do desembarque, a hashtag “#RenunciaTemer” se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter.

A maioria critica postura do PMDB, mas outras mensagens lembram que o próprio PT lançou Temer em chapa com Dilma Rousseff.


PMDB Ceará

Conforme mostrou O POVO de ontem, direção do PMDB cearense já havia antecipado posição pelo afastamento. Líder do partido no Estado, o senador Eunício Oliveira (PMDB) disse que indicações da sigla estão “à disposição” da presidente.

Atualmente, a legenda tem no Estado indicações das direções do Banco do Nordeste e da Companhia Docas do Ceará. No governo federal, o partido possuía sete ministros.


Um deles, Henrique Eduardo Alves (RN), pediu demissão do Ministério do Turismo ainda na segunda-feira. Outros ministros, como Celso Pansera (Ciência, Tecnologia e Inovação), ainda não confirmam se deixarão os cargos.

 

espaço do leitor
elizeu silva 30/03/2016 22:34
Eita brasilzim lascado! Estou rindo pra não chorar! Com a corrupção em TODAS as áreas da vida brasilzim, não sei como vai ficar, pois quanto mais se mexe neste monturo de lixo, mais o fedor exala sua podridão inconfundível!
Eduardo Barros Leal 30/03/2016 13:14
Já pensou ? Temer presidente,e CUnha vice,em uma semana, a Lava Jato se extingue e todas as denuncias contra os tucanos se extinguem. Parem a p... deste planeta que eu quero descer !!!
Marcelo 30/03/2016 09:03
Eu não confio em nenhum que estão aí. Essa do PMDB sair da base governista, é vislumbrando Temer assumindo a presidência e os demais ocupando cargos no primeiro escalão. Como a maioria é ficha suja, as forças armadas deveria tomar o poder e provocar novas eleições, com candidatos totalmente limpos perante a justiça, comprovadamente. Fora Dilma, Lula (preso), PT e cia.
Délio Amora Maciel Neto 30/03/2016 08:48
BANDO DE ACHACADORES, CHANTAGISTAS NESSE PAIS UMA EMPRESA HONESTA EM INICIO, NA GRANDE MAIORIA, SÓ CRESSE SE CONTRIBUIR PARA PARTIDOS E SEUS POLÍTICOS, DEPENDENDO DO TIPO DE EMPRESA FICA ATRELADO A ESSE BANDO DE SAFADOS, ELES ESTÃO VENDO COM ISSO É SEUS PRÓPRIOS INTERESSES, O BRASIL É SEGUNDO PLANO, E OS ELEITORES SÃO MASSA DE MANOBRA COMO JÁ ESTAMOS CARECAS DE SABER, MÁS ESTAMOS CAINDO NOVAMENTE NA MESMA HISTORIA, HOJE NÃO TEM PARTIDO OU POLITICO QUE REALMENTE REPRESENTE O ELEITOR, ELEIÇÃO JÁ
Lunga Jr 30/03/2016 07:23
Vai complicar os oportunistas "patriotas" de gogó elevarão seu preço e continuarão capachos do poder, outros mais ridículos e indecentes ser acolitarão para chupar o osso já nas últimas.
5
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>