IMPEACHMENT 26/03/2016

Lula visitará Fortaleza na próxima semana, afirma PT estadual

Recife, Salvador e Teresina também fazem parte do roteiro em sua caravana pelo Nordeste na tentativa de evitar impeachment de Dilma
notícia 8 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19026, 'email': 'isabelf@opovo.com.br', 'nome': 'Isabel Filgueiras'})
Isabel Filgueiras isabelf@opovo.com.br
RICARDO STUCKERT/ INSTITUTO LULA
PT no Ceará afirma que Lula visitará cidades do Nordeste nas próximas semanas. Previsão do petista em Fortaleza é dia 2/4


Em uma semana, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Fortaleza. Num dos momento mais delicados de sua trajetória política, o petista visitará a capital cearense no sábado, 2/4. A informação foi confirmada pelo presidente estadual do PT, Francisco de Assis Diniz.


 

A visita faz parte de estratégia do partido em busca de apoio contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), que tramita na Câmara dos Deputados. Lula deve participar de manifestação no sábado à tarde.

O local ainda não foi definido.


Os grupos que formam a Frente Brasil Popular, em torno de 60 organizações, planejam reunião amanhã e segunda-feira, 28, a fim de reagendar a manifestação de 31 de março para 2 de abril. Dessa forma, eles poderiam com a presença do ex-presidente no evento. O POVO apurou que a visita a Fortaleza é o último compromisso do dia na agenda de Lula.


“Também estão fechando compromissos do Lula em outras cidades do Nordeste, como Recife, Salvador e Teresina”, afirma Diniz. Ele explica que, com o feriado de Páscoa, representantes da Frente Brasil Popular estão viajando, o que torna a comunicação entre eles mais difícil. “É preciso haver um encontro com representatividade antes de mudar a data”, relata.


Lula é um dos investigados pela força-tarefa da Operação Lava Jato. O ex-presidente havia sido nomeado ministro da Casa Civil do Governo Dilma, mas ações judiciais impetradas pela oposição e aceitas pelo Supremo o impediram de assumir o cargo.


A decisão de lhe dar o cargo, em meio a investigações, gerou críticas e protestos. Mesmo com as controvérsias em torno de seu nome, Lula ainda conta com o apoio do partido e de movimentos sociais.


Batalhas

As próximas duas semanas serão decisivas para o futuro de Dilma. A presidente prepara defesa para apresentar na Comissão Especial de Impeachment já no começo de abril. Presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), também alvo de processo de cassação, quer colocar a pauta em votação no plenário até 17 de abril.

 

A defesa do ex-presidente Lula informou ontem que entrou com recurso contra a decisão liminar do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendendo a nomeação do petista para chefiar a Casa Civil.


A liminar de Mendes foi concedida semana passada e atendeu a pedidos do PPS e do PSDB. Na decisão, Gilmar Mendes disse que a nomeação de Lula para o cargo de ministro teve por objetivo retirar a competência do juiz federal Sérgio Moro (responsável pelas investigações da Lava Jato em primeira instância) para investigá-lo.


Além da suspensão da posse, o ministro do STF decidiu também que os processos que envolvem Lula na Operação Lava Jato deveriam ficar sob a relatoria do juiz.


Na terça-feira, 22, o ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF, determinou que Moro enviasse imediatamente ao Tribunal todas as investigações envolvendo o ex-presidente. Zavascki deve analisar o caso já na próxima semana. (com agências)

 

SAIBA MAIS

 

Ser ou não ser ministro


A escolha de Lula para ocupar a Casa Civil chegou com especulações de que o movimento tinha como objetivo livrá-lo do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. Como ministro, Lula teria foro privilegiado e seu caso passaria para a alçada do Supremo Tribunal Federal (STF).Divulgação de grampos entre Lula e a presidente Dilma Rousseff deu margem para que grupos pedissem anulação da nomeação do ex-presidente.


No áudio, Dilma dizia que enviava o termo de posse para Lula usar em caso de “necessidade”. Alguns juristas entenderam que a atitude configurava desvio de finalidade no atributo de cargo público.Por outro lado, a Presidência explicou que o termo ia para que Lula assinasse, caso precisasse se ausentar da posse por motivo de doença da mulher, Marisa Letícia.


No mesmo dia em que Lula tomou posse, uma liminar de juiz de Brasília suspendeu a nomeação. A liminar seria derrubada apenas no dia seguinte. Por fim, o ministro do STF, Gilmar Mendes, conhecido pelas duras críticas ao PT, barrou novamente a posse de Lula. A partir de então, tanto a defesa do ex-presidente como a Advocacia-Geral da União (AGU) têm entrado com recursos para garantir que Lula assuma o cargo.

 

espaço do leitor
Gugu 26/03/2016 15:15
PRA QUE ESSE MEDO DO LULA?! NÃO SAI DILMA, EDUARDO CUNHA E RENAN. NINGUÉM COMO DEPUTADOS, SENADORES, PRESIDENTE, GOVERNADORES E JUSTIÇA TÊM INTERESSE QUE O PAÍS VOLTE AO NORMAL. BOTE ESCULHAMBAÇÃO NISSO.
Rômulo Falcão Farias 26/03/2016 10:43
Melhor do que convocar a militância pra baderna, não seria melhor usar o dinheiro do Petrolão pra comprar o apoio dos seus pares no congresso!Ficava mais fácil pra Dilma! Nesta agenda no Ceará dava pra inaugurar a refinaria Fantasma da Petrobrás no porto do Pecém?
MARKUS 26/03/2016 07:16
FORA LULA FORA LULA FORA CORRUPTO,,,NÃO VENHA VISITAR A CURRIOLA NÃO DO CONTRÁRIO O PANELAÇO ACONTECERÁ EM GRANDE ESCALA DO AEROPORTO AO HOTEL. FORA LULA. OBRIGADO MARKUS
MARKUS 26/03/2016 07:15
AQUI NO CEARÁ NÃO VENHA LULA CORRUPTO E NÃO VENHA SE JUNTAR À CURRIOLA NÃO,,,RECEBERÁS PANELAÇO E MUITAS VÁIS, FORA LULA. OBRIGADO MARKUS
MARKUS 26/03/2016 07:13
LULA AQUI ????????????? É MUITO CORAJOSO,DEPOIS DE PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS AINDA VEM???? VENHA QUE RECEBERÁS AS MAIORES VAIAS DO BRAISL. OBRIGADO MARKUS
Ver mais comentários
8
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>