/BRASIL/ 06/10/2014

São Paulo ajudou virada de Aécio e Minas manteve Dilma na dianteira

No território de Aécio Neves, quem venceu foi Dilma Rousseff, que também é mineira. Mas o voto paulista fez o tucano surpreender nas urnas, tirar Marina da disputa e jogá-lo para o segundo turno com a candidata-presidente
notícia 8 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18933, 'email': 'ingridrodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Ingrid Coelho'})
Ingrid Coelho ingridrodrigues@opovo.com.br


A virada de Aécio Neves na reta final da eleição, tirando Marina Silva do páreo e entrando no 2º turno encostando em Dilma mais do que apontavam as pesquisas, tem forte influência no maior colégio eleitoral do país.


Em São Paulo, com quase 32 milhões de eleitores (22,4% dos 242,8 milhões de eleitores brasileiros), o senador mineiro conquistou mais de 10 milhões de votos, 44,22% dos votantes.


Esse foi um baque na campanha de Dilma, bem mais do que previa a cúpula petista. São Paulo deu 5.927.503 votos à presidente, apenas 25,82% da votação.


Em 2010, quando Dilma disputou à Presidência com o ex-governador de São Paulo José Serra, eleito onteme senador com mais de 11 milhões de votos, a petista teve 46,9% dos votos.


A compensação da candidata veio justamente por Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do País, com 11 milhões de votos válidos, e casa do tucano. Lá, Dilma venceu por 43,48% a 39, 75% (exatos 415.061 votos de diferença). Dilma também é mineira. Na campanha, Aécio já acusava o risco de ser derrotado em casa, ao refazer sua agenda e ampliar o número de viagens por Minas Gerais.


A polarização da política brasileira, PT versus PSDB, mantida desde 1994, se confirmou nas urnas de ontem. Marina Silva se apresentou como terceira via e até liderou as pesquisas em boa parte da campanha, desde que assumiu o legado do PSB com a morte de Eduardo Campos. Mas a neo-peesebista ganhou a votação apenas em dois Estados: no seu Acre (41,99% a 29,08% para Aécio) e no Pernambuco de Campos (48,05% a 44,22% de Dilma).


Dilma ganhou na maioria do país: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Aécio venceu no Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, em Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e no Tocantins.


Maior partido da base aliada do governo Dilma, o PMDB venceu em três Estados (ES, SE e TO) e pode chegar a 16, considerando o 2º turno. O PT venceu em três Estados (MG, BA e PI), e o PSDB, em dois (SP e PR). Na Bahia, de virada, o petista Rui Costa venceu o ex-governador Paulo Souto (DEM) no primeiro turno, após ter ficado atrás nas pesquisas por toda a campanha. São votações importantes para o palanque dilmista de segundo turno.


Desde 2002

No consolidado do país, trata-se do pior desempenho do PT desde 2002, quando o ex-presidente Lula disputou a Presidência. Naquele ano, Lula teve 45,4% dos votos contra Serra. Quatro anos depois, Lula obteve 48,6% em disputa com Geraldo Alckmin (PSDB).

 

Para o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, os resultados parciais das eleições vão ao encontro das últimas pesquisas feitas pelo Datafolha. “O Aécio (PSDB) é mais forte para enfrentar Dilma (PT) no segundo turno. Fizemos um estudo e vimos que a curva de crescimento dele é maior que a de Marina (PSB), pois tem menos eleitores que não votariam de jeito nenhum nele. Vamos esperar o resultado das urnas”, diz Paulino.

 

> TAGS: xxx
espaço do leitor
João 15/10/2014 10:47
O gráfico de Minas deve estar errado, veja número x desenho.
marcos paulo felix 08/10/2014 22:15
cara eles roubam tudo para esse tal de aécio essa globo nao tem jeito mais é dilma é 13
Rafaela 08/10/2014 00:07
Na legenda, o gráfico que mostra os 39,75% do Aécio aparecem em Minas Gerais como se fosse maior do que 43,48% da Dilma. Por quê?
Fernando Fernandes 07/10/2014 00:13
Jay, negro é? E o que é branco? É o seu preconceito e racismo ao associar negro à sua visão economicista miúda fundamentada na Globo?? vá estudar seu tolo!!
Elizier Ely Bezerra 06/10/2014 23:06
Apenas sugerindo retificar a informação constante no 2º parágrafo da matéria, onde se diz que no Brasil há 242,8 milhões de eleitores. Não acredito que em torno de 40 milhões de estrangeiros vieram ao Brasil apenas para votar. Nossa população é de cerca de pouco mais de 2oo milhões de habitantes.
Ver mais comentários
8
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>