O mapa dos votos do Ceará revela pontos fortes e acende sinais de alertas para Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) no “tudo ou nada” do segundo turno. Na reta final da disputa, o governo Cid Gomes (Pros) mostrou força em favor de Camilo, sobretudo no Interior. Em municípios onde Eunício era considerado favorito, como Iguatu e Lavras da Mangabeira – este último, cidade natal do peemedebista – Camilo atingiu 47,2% e 49,3%, respectivamente, percentuais próximos dos 50,5% e 50% de Eunício.
Em Fortaleza, o candidato do PMDB teve votação expressiva, com 47,3%, contra 38% de Camilo. A Capital, que é o maior colégio eleitoral do Estado, poderá ser decisiva nesta etapa da eleição. Nela está a maior parte do eleitorado de Ailton Lopes (Psol) e Eliane Novais (PSB), que juntos somam poucos, mas valiosos 5,8% dos votos.
Se conseguir estabilizar sua votação no Interior, Camilo poderá focar na estratégia de atrair o voto do fortalezense. Embora Eliane incorpore a bandeira anti-Ferreira Gomes no Estado, é cedo para afirmar se seus eleitores migrarão em massa para a candidatura de Eunício. Nulos e brancos somaram 14,7% no primeiro turno. Com mais três semanas de campanha, com tempos iguais de televisão e rádio para os dois candidatos, o desafio será reverter o desinteresse e a insatisfação desse bloco de eleitores.
Em jogo nesta eleição, está a continuidade do ciclo iniciado por Cid Gomes e a força do projeto pessoal e de oposição de Eunício Oliveira. (Hébely Rebouças)
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016