De olho em segmentos jovens do eleitorado, candidatos Camilo Santana (PT) e Mauro Filho (Pros) iniciaram forte investimento na formação de militância para uso das redes sociais. No último sábado, a campanha de Mauro ao Senado realizou em Fortaleza seu primeiro “Rolé Digital”, oficina que orienta militantes sobre uso das redes sociais, como Facebook e Twitter, para conseguir votos para o candidato.
“O jovem de hoje não está sentado assistindo o horário eleitoral na televisão. Então nós temos que levar até ele nossa campanha, mostrar o candidato”, explica Pedro Alcino, coordenador de Juventude do Pros. Segundo ele, oficinas do “Rolé Digital” vão continuar em municípios do interior, sempre aos fins de semana. Próximo evento já está marcado para o sábado, em Sobral.
No último sábado, também foi lançado aplicativo da coligação de Camilo Santana para smartphones. Conforme explica Pedro Alcino, além da possibilidade de enviar sugestões e denunciar abusos de campanha, o programa terá formato de “game”, com desafios diários para militância nas redes sociais.
“Vamos pedir, por exemplo, para ele (militante) fazer um post com uma menção ao candidato. Caso ele faça, ganhará pontos e vai subir em um ranking, que vai dizer quem são as pessoas que mais ativas nas redes”, diz.
Presente no evento deste sábado, o prefeito Roberto Cláudio (Pros) destacou em discurso necessidade de militantes “esclarecer mentiras” e combater a “canalhice” nas redes sociais. “Para cada mentira ou ato de covardia contra nós, haverá resposta à altura. Não ficaremos calados”, disse.“Nos preparamos para entrar no mais duro dos debates, que é o das redes sociais”.
Comitê digital de Eunício
Da plataforma, é possível interagir com a campanha, assim como declarar apoio através de fotos, vídeos e textos. O mural de apoio da página também selecionará frases de apoio publicadas, que serão transcritas e pintadas em um mural no comitê de Eunício, na avenida Barão de Studart. (Carlos Mazza - carlosmazza@opovo.com.br)
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