Eleições 28/06/2014

Diassis afirma que faltou interesse de Eunício em se aliar ao PT

A aproximação entre PMDB e PSDB no Ceará gerou críticas ao PT, feitas pela ex-prefeita Luizianne Lins. Em nota, ela condenou a preferência do partido em apoiar candidato do governador Cid Gomes (Pros)
notícia 8 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18784, 'email': 'jessicawelma@opovo.com.br', 'nome': 'J\xe9ssica Welma'})
Jéssica Welma jessicawelma@opovo.com.br
CAMILA DE ALMEIDA/ESPECIAL PARA
Reunião do diretório do PT Ceará confirmou aliança com o Pros de Cid Gomes e candidatura de José Guimarães ao Senado

Após acusações de ser o responsável pela aproximação entre PMDB e PSDB no Ceará, o presidente do PT estadual, Diassis Diniz, afirmou que o partido fez “todo o movimento para demonstrar o interesse de querer o PMDB no processo de composição”, mas faltou contrapartida da sigla. O diretório petista se reuniu ontem para decidir rumos no imbróglio político da sucessão no Ceará. Segundo o deputado federal e pré-candidato ao Senado, José Guimarães, a proximidade de aliado nacional do PT com rival histórico do partido gerou surpresa, inclusive, para o ex-presidente Lula.

 

Além de ratificar as decisões do Encontro de Tática realizado em março, as lideranças partidárias foram cobradas pela demora na definição do candidato ao Governo do Estado e pela possibilidade de Eunício Oliveira abrir palanque para o presidenciável Aécio Neves no Ceará.


Apesar de não ter comparecido à reunião do, a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, enviou nota aos correligionários na qual condena a preferência do partido em apoiar candidato do governador Cid Gomes (Pros). No documento, a petista responsabiliza o PT Ceará pela aproximação entre PMDB e PSDB, em detrimento do palanque para reeleição de Dilma Rousseff (PT) no Estado. “A política de privilegiar a relação com a família Ferreira Gomes, ignorando outros aliados, pode prejudicar fortemente a campanha da presidenta Dilma”, escreveu Luizianne.

 

Falta de diálogo

“Em momento algum o Eunício procurou o comando estadual do PT para dialogar. Nós fomos insistentemente procurados pelo Pros, não foram só uma, duas, três ou quatro reuniões, foram várias”, rebateu Diassis, pontuando as articulações para compor a base aliada junto ao partido do governador e a participação na construção do programa de governo.

 

O vice-presidente do PT nacional, José Guimarães, destacou que a possível aproximação entre PSDB e PMDB incomodou não apenas o PT, mas os aliados, como o Pros. “Na verdade, o PT não quis nem acreditar, porque o Lula já tinha conversado com o senador Eunício. O Lula ligou para mim na quarta-feira à noite, conversou um pouco, me pediu informes do cenário no Ceará, disse que ia ficar aguardando até domingo, mas qualquer decisão será feita após a convenção aqui”, disse Guimarães.


Na reunião de ontem, o diretório estadual do PT ratificou a posição do encontro estadual de aliança com o Pros e presença na chapa majoritária com a vaga de Guimarães para o Senado. Apesar das críticas pela demora em ser indicado nome pelo governador, o diretório delegou à Comissão Executiva Estadual a aprovação dos nomes indicados por Cid para os cargos de governador e vice.

 

Serviço

 

Convenção do PT Ceará

Quando: domingo, às 9 horas

Onde: Ginásio da Faculdade Ari de Sá, Avenida Heráclito Graça, 826 – Centro Site: www.ptceara.org.br


Saiba mais


Ao ser anunciada a aliança entre PMDB e PSDB, um dos motivos apontados por peemedebistas foi que o PT fez articulações no Ceará “excluindo o PMDB”. Dissis Diniz descartou a chance de ser indicado nome petista para o governo do Estado e disse que posição “nunca foi elencada e discutida” pelo comando do Pros, apesar de tentativas petistas.

 

Diassis descartou ainda que o PT possa apoiar candidatura de Eunício Oliveira para o Governo, após o diretório ratificar a manutenção da aliança com o Pros. O PT anunciou a coligação partidária para deputados estaduais e federais. Para estadual, a aliança será formada por Pros (7 candidatos), PT (8), SD (2), PDT (1), PCdoB (2), PTB (2), PSD (2), PSL (3), PRB (3) e PHS (3). Para federal, PT (10 candidatos), Pros (15), SD (6), PSD (6), PRB (7), PTB (5), PV (7), PSL (4) e PHS (5).

> TAGS: eleições pt ceará
espaço do leitor
francisco 29/06/2014 09:50
Camilo Santana,Governador:xeque-mate.
Lunga Jr 29/06/2014 08:00
Gente isto aí é um verdadeiro saco de gatos, só faltou mesmo candidatarem o Maurinho Filho a Papa e o Nelsinho Martins a Arcebispo. Vai ser uma cacetada federal e o pior é que o povo vai trocar merda por bosta. Minha nossa o nível da cearense chegou no fundo da latrina. Só vamos trocar o cabresto.
Luis 28/06/2014 18:27
Eita Cid inteligente, aprova candidatura do Camilo Santana (PT/Cidista), trás Lula e Dilma para o palanque e de sobras isola ZÉ Guimarães e Loura. Se eleito Camilo Santana muda de partido e aí o Zé fica sem senado e loura fica esperneando.
Danilo B Menezes 28/06/2014 11:42
NÃO QUERO ACREDITAR QUE ALGUÉM DÊ UM MÍNIMO DE CRÉDITO A UM PAU MANDADO DO ZÉ GUIMARÃES COMO ESTE!! SÓ ENXERGAM OS PRÓPRIOS INTERESSES(CARGOS)E DÃO "UM DEDO" PARA A POPULAÇÃO QUE OS ELEGE! VÔTE!!!!
DANI 28/06/2014 11:39
SERÁ QUE ESTE CAMARADA PENSA QUE ENGANA ALGUÉM? HÁ MUITO SE ALIARAM AOS FER GOMES ATRAVÉS DE CARGOS DO ESTADO E OUTRAS MORDOMIAS! OU COISA SUJA É A FORMA COMO A POLÍTICA É EXERCIDA POR ALGUNS, COM A MENTIRA E O EMBUSTE PREVALECENDO SOBRE O INTERESSE COLETIVO!
Ver mais comentários
8
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>