PDT 23/06/2014

Em semana decisiva, Cid passa mal e desmaia. É a 3ª vez em ato público

Governador foi levado inconsciente ao HGF. É pelo menos a terceira vez que sua pressão baixa em eventos públicos
notícia 13 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18826, 'email': 'politica@opovo.com.br', 'nome': 'Bruno Pontes'})
Bruno Pontes politica@opovo.com.br
FOTO EVILÁZIO BEZERRA

 

O governador Cid Gomes (Pros) passou mal durante convenção do PDT no começo da tarde de ontem, no clube Náutico, em Fortaleza. Ele desmaiou e foi levado ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Foi diagnosticada queda de pressão arterial, problema que já o acometeu ao menos três vezes em eventos públicos. O episódio ocorre a uma semana da convenção que oficializará o candidato do Pros ao governo.


Cid discursava no encerramento da convenção, defendendo a reeleição de Dilma Rousseff (PT), quando a voz começou a fraquejar. Pálido, parou de falar e ficou de cabeça abaixada por alguns segundos, alarmando os colegas de mesa – entre os quais o deputado André Figueiredo (PDT), o prefeito Roberto Cláudio (Pros) e os pré-candidatos do Pros ao governo Zezinho Albuquerque (presidente da Assembleia), Domingos Filho (vice-governador) e Mauro Filho (deputado).


Puseram Cid numa cadeira. Ele ficou mais alguns instantes de cabeça baixa, sendo abanado. Provou um pouco de sal que lhe deram, vomitou e logo depois desmaiou. Zezinho e outros carregaram o governador inconsciente até ao carro e partiram para o HGF.


Segundo o boletim do hospital, Cid teve hipotensão postural (queda da pressão arterial). Já consciente, tomou soro e disse aos médicos que gostaria de ir embora assim que possível. Ficou cerca de 40 minutos e, por volta das 14 horas, foi para a residência oficial.


Outros casos

Em 8 de maio de 2012, durante solenidade de assinatura da ordem de serviço para construção do Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim, Cid passou mal também por queda de pressão, conforme o HGF.

 

Em 3 de abril passado, sua pressão baixou durante discurso na inauguração de policlínica em Limoeiro do Norte, enquanto respondia a professores e estudantes da Uece que protestavam, perto do palco, contra o governo. Cid recebeu os primeiros socorros numa ambulância do Samu e foi levado ao HGF. Naquela ocasião, era a véspera da decisão de Cid renunciar ou não.

 

A saúde e os governantes


Em 3 de junho de 1994, o então governador Ciro Gomes (à época no PSDB) foi internado com dengue hemorrágica no Hospital São Mateus. Ficou cinco dias no hospital e outros cinco em repouso caseiro.


Em 22 de outubro de de 1997, foi diagnosticado um nódulo cancerígeno no pulmão do então prefeito de Fortaleza, Juraci Magalhães (PMDB), cujo tratamento o levou a se afastar da rotina administrativa.


Em 16 de agosto de 2000, o então governador Tasso Jereissati (PSDB) viajou às pressas para clínica em Cleveland, cidade dos Estados Unidos. Tendo pressão alta e isquemia cardíaca, ele resolveu antecipar seu check-up anual. O quadro de Tasso foi considerado normal para alguém com histórico de doença cardíaca.


Em 12 de março de 2009, a então prefeita Luizianne Lins (PT) foi internada na UTI do Hospital da Unimed, com fortes dores de cabeça decorrentes de pico hipertensivo. No último dia 16 de maio, Luizianne foi atendida no mesmo hospital por outro pico de pressão, após passar mal durante gravação de programa da TV União. No último dia 6 de junho, ela cancelou presença na solenidade em que receberia a Medalha Boticário Ferreira, devido a alteração de pressão no Rio de Janeiro, em função do que o médico a orientou a não viajar de avião.


Em 10 de abril de 2014, o prefeito Roberto Cláudio (Pros) passou por cirurgia bariátrica (redução de estômago) no Hospital Monte Klinikum. Ele se decidiu pelo procedimento depois de descobrir que estava com a pressão mais alta do que o normal, ao medi-la durante inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dois meses antes.

 

MAL-ESTAR


Susto durante discurso


1 E 2) PDT oficializou apoio a candidato de Cid, que discursou por último. 3 E 4) Deputado Lula Morais, Roberto Cláudio e outros tentam ajudar Cid. 5 E 6) Já desmaiado, Cid é carregado para fora do ginásio por Zezinho Albuquerque e outros. 7) Carro com Cid parte rumo ao HGF. 8) Ciro Gomes, Leônidas Cristino e outros aguardam em frente ao HGF.

 

> TAGS: convenção pdt
espaço do leitor
Lauro Matias Jr 24/06/2014 08:22
Gov. CID o PT/LULA/DILMA estão lhe tirando o seu sussego saia do meio dessa gente. Deixe de ser inocente. O PT para permanecer no poder vende até a mãe quanto mais um governo de estado. Acorda CID GOMES, se não, a casa cai.
carlos 24/06/2014 08:04
Isso é só pra ser carregado!!!! Apelando...
luis otavio 24/06/2014 08:03
ele está desmaiando porque vai perder os seus indicados ao poder, pode desmaiar chapelão
Joel Pimentel Madeira Barros 23/06/2014 22:04
Uma vez o cavalo ganhou, outra vez o cavalo ganhou novamente e outra vez o cavalo ganhou, NÃO VALE APENAS APOSTAR NO CAVALO.
Joel Pimentel Madeira Barros 23/06/2014 22:02
Uma vez o cavalo ganhou; outra vez o cavalo ganhou; e o cavalo ganhou, pelo dilema aposte no cavalo, no caso do Governador não vale apenas apostar no cavalo.
Ver mais comentários
13
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>