Em mais um sinal de que a aliança foi mesmo pelos ares, o governador Cid Gomes (Pros) e o senador Eunício Oliveira (PMDB) terão uma sexta-feira de intensa articulação política, mas em lados completamente opostos. Cid convidou os presidentes de 22 partidos de sua base para a primeira discussão sobre o programa de governo de seu sucessor, sem incluir o PMDB na lista. Em paralelo, durante café da manhã em sua residência, Eunício tentará se aproximar de vereadores da bancada do PT de Fortaleza, da qual fazem parte petistas contrários à união do partido com os Ferreira Gomes.
Desde que o PMDB entregou os cargos que ocupava no Governo, esta é a primeira vez em que, no mesmo dia, Cid e Eunício participam de atos políticos como adversários.
O café da manhã do peemedebista será com os vereadores Ronivaldo Maia, Deodato Ramalho, Guilherme Sampaio e Acrísio Sena – os três primeiros dissidentes da ala majoritária do PT, que é mais próxima a Cid. Eunício pedirá apoio à sua candidatura ao Governo. Ao O POVO, afirmou também que não vê “nenhum problema” em oferecer a vaga de senador ao partido – cuja principal prioridade é emplacar o deputado federal José Guimarães no cargo.
“Se o PT quiser, está aberto. Se disser que quer a vaga e o nome é o Guimarães, não tem nenhum problema”, ofertou Eunício. De acordo com o discurso dos convidados, no entanto, o peemedebista não deverá receber qualquer tipo de compromisso.
Parte da bancada disse ao O POVO que irá apenas “ouvir” suas propostas para o Estado e discutir a campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) em Fortaleza. O presidente estadual do Partido, De Assis Diniz, também alertou que a bancada “não tem autorização” para declarar apoio.
Evento do Governo
De Assis é um dos que, às 14 horas, estarão reunidos com Cid para começar o debate rumo à escolha de um nome para disputar o Governo. Também devem participar dirigentes do PDT, PCdoB, PHS, PPS, PTdoB, PTB, PP, Solidariedade, DEM, PL, PSDC, PSL, PTC, PTN, PMN, PSC, PRTB, PRP, PEN e PPL. Não há expectativas de escolha do candidato à sucessão nesta sexta, já que Cid vem sinalizando que a decisão ficará para o fim do prazo oficial, que se encerra no dia 30 de junho.
Questionado, Eunício disse que considera natural a falta de convite para o evento. “No dia em que o PMDB entregou as posições (no Governo), se tornou um partido independente. Não um partido rancoroso, de oposição, mas independente”, justificou. Para finalizar o dia de movimentações pré-eleitorais, à noite, a ex-prefeita Luizianne é esperada para a inauguração da nova sede municipal do PT, evento que também ganhará simbologia política diante do contexto de divisão interna da sigla.
SERVIÇO
Reunião entre Cid e 22 partidos aliados
Onde: Salão Catamarã, Marina Park Hotel, às 14 horas
Reunião entre Eunício e vereadores petistas
Onde: Residência do senador Eunício Oliveira, pela manhã
Saiba mais
Com a tentativa de aproximação com a parte do PT mais ligada à Luizianne, Eunício manda recado à direção nacional da sigla, que pode ser instada a liberar os petistas em Fortaleza a apoiarem Eunício.
A tese foi levantada por Ronivaldo Maia, que disse não se opor à aliança informal, caso haja licença da cúpula do partido. Outros vereadores disseram não ser hora para ponderar a hipótese.
Veja também
Tasso convida Heitor a disputar o Governo Dilma Rousseff e Cid Gomes se reúnem no Planalto Cid Gomes tem encontro com Dilma Rousseff nesta segunda-feira Líder do PMDB na Câmara rebate declarações de Ciro Gomes contra Eunício Eunício Oliveira diz que nunca recebeu voto de reciprocidade de Cid Gomes PMDB deve deixar secretaria e presidência da AMC na gestão municipal José Pimentel aparece em encontro de vereadores do PT com Eunício Oliveira Ciro Gomes diz que PMDB ainda "está cheio de cargos" no GovernoErro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016