Ditadura 23/05/2014

Encontro traz relatos de vítimas do regime militar brasileiro

"Memória Oral por Verdade e Justiça", evento realizado ontem na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), revela crimes realizados pelo Estado durante o mais longo período ditatorial da história do Brasil
notícia 1 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 18975, 'email': 'raulgalhardi@opovo.com.br', 'nome': 'Raul Galhardi'})
Raul Galhardi raulgalhardi@opovo.com.br
PAULO ROCHA/AGÊNCIA ASSEMBLEIA
Projeto reúne depoimentos de vítimas da ditadura militar no Brasil


Relatos de prisões arbitrárias, torturas e de militância política durante o regime militar de 1964 a 1985, o período ditatorial mais longo da história do País, foram o tema do sexto encontro do projeto “Memória Oral por Verdade e Justiça” realizado ontem na Assembleia Legislativa do Ceará, cujo tema foi “Ditadura e Família”. “A importância desse evento é para evitar que esses fatos se repitam. Após a Ditadura Vargas, em 1945, deixou-se de lado o resgate da história e em 1964 tivemos a ditadura”, defendeu Mario Albuquerque, conselheiro da Comissão Federal de Anistia do Ministério da Justiça.


O projeto pretende coletar depoimentos de ex-presos políticos e parlamentares cassados do Ceará, visando como resultado final a produção de um documentário. “Diziam que as torturas não eram institucionalizadas, mas é mentira. Quando eu fui presa, levaram-me para o 23º Batalhão de Caçadores (23º BC) onde fiquei 15 dias presa sendo torturada”, relatou a ativista política Maria do Carmo Serra Azul Bezerra.


“No início do regime militar as manifestações contra o governo eram pacíficas, mas devido à violenta repressão, formaram-se grupos de autodefesa, que se tornaram posteriormente os grupos da luta armada”, afirmou a militante.


Manoel Fonseca Serra Azul, médico e militante político, foi preso duas vezes no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS) durante o regime militar. Em uma delas ficou 40 dias encarcerado sob tortura. “Sempre tocavam uma campainha sinalizando quando alguém seria interrogado e torturado”, disse Manoel.


Francisco Machado Bezerra Serra Azul, físico e militante político, relatou que foi preso várias vezes e levado ao Departameno de Ordem Política e Social (DOPS).


Rosa da Fonseca, ativista do grupo Crítica Radical, foi presa e torturada durante três meses. Ela recorda que sua mãe teve um papel fundamental durante seu período de prisão. “Ela denunciou a tortura que eu sofria para todos que podia. Escreveu cartas para a Igreja, para o papa, para o ditador do momento”.


O projeto “Memória Oral por Verdade e Justiça” é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Ceará (Inesp), em parceria com a Associação 64/68 Anistia e apoio da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça. Serão doze encontros realizados sempre às quintas-feiras, a partir das 9h, no Auditório Murilo Aguiar.

 

SERVIÇO

 

Assembleia Legislativa

Onde: Av. Desembargador Moreira, 2807,Dionísio Torres

Telefone: (85) 3277.2500

Site: http://www.al.ce.gov.br

 

espaço do leitor
Vingador Socialista 23/05/2014 13:47
O poder pertence ao povo Nosso lema é unir as forças revolucionárias Podem surgir dos bairros, das ruas Dos conjuntos residenciais Das favelas, Mucambos, malocas e alagados "O desejo de todo revolucionário, é fazer a revolução"
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>