Maior comenda do Ceará concedida anualmente a cearenses que contribuem/contribuíram para o crescimento do Estado, a Medalha da Abolição foi entregue in memorian ontem pelo governador Cid Gomes (Pros) ao ex-presidente do O POVO, jornalista Demócrito Rocha Dummar. Também receberam a medalha o chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor) e diretor-executivo do grupo Edson Queiroz, Airton José Vidal Queiroz, e o artista plástico Sérvulo Esmeraldo. O evento ocorreu no Palácio da Abolição.
A presidente do O POVO, jornalista Luciana Dummar, falou da emoção de ter nas mãos algo em reconhecimento ao esforço do pai. “O cerimonial me disse que uma homenagem in memorian tem de ser dada em mãos. Isso muito me emociona. Nas minhas mãos, eu seguro as mãos do meu pai. Essa medalha é como uma nova liberdade. Sinto-o (Demócrito) livre; o jornal mais livre. Eu estou mais livre! Sinto que tem algo de renovação e liberdade.”
Ela revelou ter tomado conhecimento da homenagem numa telefonema feito pelo governador Cid Gomes. “No dia em que o Cid me ligou, fiquei emocionada. Meu pai é sempre lembrado pela sutileza. Ele é um exemplo de um homem que soube viver e morrer como quis. Ele soube ser marcante na vida e na morte.”
O governador Cid Gomes disse que Demócrito, Airton e Sérvulo são “exemplos a serem apontados a novas gerações. Ele destacou o perfil visionário do homem que presidiu O POVO de 1985 a 2008. “O desafio de Demócrito era conduzir uma empresa que, ao mesmo tempo, se constituía em patrimônio do povo. Demócrito demonstrou talento e ousadia. Sempre inspirado numa consciência cidadã, continuou entregando um jornal comprometido com as causas mais legítimas do povo.”
A secretária da Justiça e Cidadania Mariana Lobo classificou os homenageados como “pioneiros que desbravaram caminhos para o Ceará galgar espaços nacionais e internacionais. E o Demócrito inovou na comunicação.”
Várias personalidades acompanharam a solenidade. O prefeito Roberto Cláudio classificou como “feliz” a escolha dos homenageados. “O chanceler transformou a Unifor numa das universidades de maior referência do País. O Demócrito colocou na pauta do Ceará causas humanitárias, de minorias. E o Sérvulo leva o nome da arte internacionalmente sem esquecer as suas raízes.” (Bruno de Castro)
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016