NO GOVERNO E NA ELEIÇÃO 26/03/2014

O que muda na eleição e no governo do Ceará se Cid Gomes renunciar

Entenda como a possível saída antecipada de Cid do governo mexe com a administração estadual, fortalece a chapa oficial e cria problemas para opositores e aliados
notícia 7 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18933, 'email': 'ingridrodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Ingrid Coelho'})
Ingrid Coelho ingridrodrigues@opovo.com.br


A possibilidade de renúncia admitida por Cid Gomes (Pros) – modo de permitir uma candidatura a senador de seu irmão Ciro Gomes (Pros) ou dele próprio – atrapalha os planos de possíveis opositores, encorpa uma chapa governista até então carente de um nome de tal expressão, mas também dificulta a acomodação dos aliados na coligação. Chega a atrapalhar até mesmo as ambições existentes no próprio Pros.


O incômodo demonstrado pelos aliados foi imediato, em particular no grupo do PT mais próximo ao Governo do Estado e que hoje compõe a principal base de sustentação política do Palácio da Abolição. O mesmo vale para PCdoB e PMDB – este considerado já de saída da aliança.


Se estava difícil acomodar todos os interesses na chapa majoritária, a hipótese de um dos Ferreira Gomes ocupar a cadeira dificulta ainda mais as coisas – ao mesmo tempo em que pressiona os aliados para o entendimento.


E pressiona, sobretudo, a oposição, pois um dos Ferreira Gomes, com o currículo de ex-governador e vários outros cargos, daria à chapa peso que não teria com nenhum dos outros nomes cogitados.


Para o Pros, a dificuldade está nas ambições de vários coadjuvantes que sonham em herdar o papel de protagonista - a candidatura ao governo. Além do PMDB, agora já há gente no PT que entende que o partido não deve ficar com duas das três vagas majoritárias. Cid, assim, é pressionado a ceder uma delas a um aliado.


Outro desdobramento da possível renúncia é a substituição de Cid no governo até o fim do ano. Confira abaixo e ao lado como a decisão do governador pode mexer com a política e a administração do Estado.

espaço do leitor
Airton Mendonça 26/03/2014 20:59
coitado do nosso estado com a saida dos Ferreira Gomes do governo
Ricardo Banhos 26/03/2014 20:08
COITADO DO NOSSO ESTADO!
Júnior Alves 26/03/2014 16:20
Vamos pensar em um novo governador pois esse governo já acabou há muito tempo. Ciro gomes no Ceará nunca mais.
Goretti Ramos 26/03/2014 15:58
Puxa vida!Eles nunca pensam na população! Com tantos problemas graves na segurança pública, o prolongamento da SECA e outros, seria bom que eles esquecessem os interesses partidários e concluíssem o MANDATO!Esse é um desejo meu, com eleitora, que nunca será atendido!NÃO VOTO MAIS em ninguém!!
criticólogo 26/03/2014 14:52
já faz tempo que o cid deu um pé na bunda do inácio, agora, no guimarães. RUIM COM EUNÍCIO, PIOR SEM ELE
Ver mais comentários
7
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>