Senado 26/03/2014

Candidatura de Ciro atrapalha PCdoB; Tasso não concorrerá, diz PSDB

A possível entrada de Ciro Gomes na disputa altera o cenário para aliados como PCdoB, que tenta manter na vaga Inácio Arruda. Já a oposição aponta que Tasso já estava decidido desde antes: não será candidato
notícia 13 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18784, 'email': 'jessicawelma@opovo.com.br', 'nome': 'J\xe9ssica Welma'})
Jéssica Welma jessicawelma@opovo.com.br
ANDRÉ SALGADO, EM 1/5/2013
Tasso já havia decidido não concorrer, diz presidente tucano

 

O anúncio de que o governador Cid Gomes (Pros) cogita renunciar ao mandato para viabilizar candidatura do irmão Ciro Gomes (Pros) ao Senado acendeu sinal de alerta para aliados e opositores. Para o aliado PCdoB, que deseja a reeleição do senador Inácio Arruda, o anúncio foi “uma surpresa” e pode comprometer expectativas de pré-candidatos ao cargo. Já para o PSDB, que poderia lançar o ex-senador Tasso Jereissati, não haverá mudança, porque “Tasso não quer ser candidato”.


A vaga única para o Senado em 2014 tinha quatro nomes apontados como postulantes: Inácio, Tasso, José Guimarães (PT) e Giovanna Cartaxo (PSB). A mudança no cenário com a entrada de Ciro pode pesar principalmente para PCdoB e PT - este último que se reúne sábado para definir seu rumo.


O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) pontuou que o partido ainda não se reuniu para saber o que muda com a candidatura de Ciro e a renúncia de Cid. “Estamos aguardando um convite do governador para saber quais as intenções”, frisou. Para ele, a candidatura de Ciro prejudica qualquer pretensão ao Senado que se tenha apresentado até agora.


Para o deputado federal Chico Lopes (PCdoB), a possível renúncia de Cid “pegou todo mundo de surpresa”. “Não podemos interferir nas decisões internas dos outros partidos, mas quando for para formar alianças, isso será discutido”.


Fora da disputa

O presidente estadual do PSDB, Luiz Pontes, é enfático ao afirmar que a deliberação de Cid “não muda nada” para os tucanos. O ex-governador Tasso Jereissati não tem intenção de ser candidato, afirma Pontes. Tasso já teria, inclusive, comunicado a decisão ao pré-candidato à Presidência da República, senador Aécio Neves, e ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “Temos insistido muito para que ele seja candidato, mas não será decisão de ‘a’ ou ‘b’ que mudará o pensamento dele (Tasso)”, completou Pontes.

 

> TAGS: senado gomes cid
espaço do leitor
criticólogo 26/03/2014 14:15
já faz tempo que o cid deu um pé na bunda do inácio, agora, no guimarãnes
Roberto Henrique Gadelha e Silva 26/03/2014 12:15
Esse posicionamento de Sr. Cid concorrer ao senado, a tempo venho narrando, ele fala que o candidato e seu irmão para não começar a receber crítica da sua péssima administração em relação a segurança pública.
Roberto Henrique Gadelha e Silva 26/03/2014 12:15
De uma só jogada ele afasta o Sr. Tasso, José Guimarães , Inácio Arruda, e ainda como já carta fora do baralho político o Sr. Eunicio Oiveira.
Roberto Henrique Gadelha e Silva 26/03/2014 12:14
Mesmo já sabendo que não temos uma oposição forte para disputar as eleições de governador, mesmo assim fico contente quando sei que a bancada do partido fisiologista do PMDB de Eunicio Oliveira e Danilo Forte diminuirá ou que sabe se extinguira no Ceará.
Roberto Henrique Gadelha e Silva 26/03/2014 12:13
O PT no Ceará esta atrelada a decisão da Sra. Dilma, que já deu aval ao Sr.Cid de dizer como vai ser a disputa no Ceará dos cargos majoritário, o PMDB , PT e PCB, só restarão a submissão aos capricho do PROS, ou seja, Sr. Cid. Serve para aprender.
Ver mais comentários
13
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>