[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] O Brasil precisa de novas refinarias; e agora? | Economia | O POVO Online
Importação 29/01/2015

O Brasil precisa de novas refinarias; e agora?

Consultor de petróleo e gás ressalta que o Brasil vai continuar importando combustível, com a descontinuidade dos projetos de refino do Ceará e do Maranhão
notícia 17 comentários
Compartilhar


O Brasil importa um montante da ordem de US$ 19 bilhões de óleo diesel. Com as refinarias Premium I e II, eliminaríamos essa dependência do mercado externo. É o que afirma o consultor em gás e petróleo, Bruno Iughetti.

 

“Nós precisamos de novas refinarias, principalmente, no caso de estarmos explorando o pré-sal. Precisamos de refinarias de ponta, tecnológicas, para que possamos produzis mais óleo diesel. Estamos importando significativamente causando um desequilíbrio das contas externas”, detalha o especialista.

Iughetti explica a importância que a Premium II teria. “Seria uma refinaria equidistante das outras refinarias de Pernambuco e Premium I. Assim, facilitaria a logística de abastecimento da Região Nordeste. Além disso, ampliaria os investimentos em atividades periféricas, como metal-mecânica, mecânicas de grande porte, indústrias petroquímica e capacitação de mão de obra local”.


Se algumas decisões têm características políticas, o consultor argumenta que essa foi econômicas mesmo. No entanto, critica a descontinuidade como um desrespeito ao Ceará. “Com certeza, essa é uma decisão que deveria ser vista com o Governo do Estado, que ofereceu à Petrobras todas as condições para essa refinaria”.


Para Iughetti, a Petrobras tem a obrigação de ressarcir, de alguma forma, o governo. “É inquestionável o que o Governo investiu e deu todas as contrapartidas possíveis”, afirmou.


Polo Petroquímico

A transferência do Polo Petroquímico do Porto do Mucuripe para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) está associada à Refinaria. Por isso, esse empreendimento também acaba prejudicado.

 

“Pode haver uma esperança, mas vai demandar a matéria-prima como petróleo de outros estados, o que encarece a logística de abastecimento.


Outra refinaria

O secretário de Desenvolvimento de São Gonçalo do Amarante, Victor Samuel, afirma que há empresas fora do Brasil interessadas em investir em refinarias.

 

“A gente tem que parar de pensar só em Petrobras. Há empresas no mundo querendo fazer refinaria. Temos excelente site pra uma refinaria no Ceará”, ressalta e lamenta que haja um aspecto político muito forte para essas decisões, já que, legalmente, a Petrobras não tem mais o monopólio no Brasil.


“O Ceará já quebrou vários paradigmas, porque não quebrar mais um?”. (Andreh Jonathas, colaborou Teresa Fernandes)

 

> TAGS: refinaria
Compartilhar

Veja também

espaço do leitor
Alberto Cannibal 29/01/2015 20:29
Caloteiro, vejam o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=uaIf0BMzPTc
Ricardo Neves 29/01/2015 17:35
O excelente corpo técnico da petrobrás é especialista em maracutaias, mas só agora estão revelando esse detalhe macabro aos eleitores idiotas que acreditaram nas promessas desse PT e sua representante-mor.
Fernando 29/01/2015 16:41
Quem é o empresário sério que vai investir em um lugar que não se cumpre os contratos???? Faz-me rir Victor Samuel.
JUSTUS INDIGNATUS 29/01/2015 13:33
O BRASIL PRECISA DE NOVO E ÉTICO GOVERNO COM URGENCIA. E AGORA? Vamos deixar que o PT privatize a Petrobras para pagar dividas com os mesmos americanos que querem compra-la a preço de banana?
fátima de oliveira 29/01/2015 13:26
acho uma beleza tudo isto que está acontecendo cada povo tem o governo que merece, bem feito tomara que fique ainda mais difícil de morar no Brazil e que a presidente continue fazendo o povo sofrer mais ainda. vota mais Brazil.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkKKKKKKkkkkkkk
Ver mais comentários
17
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia