Ainda não há data definida para o novo titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) assumir, oficialmente, a vaga deixada por Delci Teixeira. Detalhes burocráticos estão sendo definidos para que o delegado da Polícia Federal (PF) André Santos Costa, que atuava em Alagoas e já está em Fortaleza, inicie os trabalhos. Pela internet, o governador Camilo Santana (PT) anunciou a troca de comando na manhã de ontem. Política de redução de roubos, mantendo a queda nos índices de homicídios, deve ser prioridade do novo gestor, conforme Camilo.
Assíduo nas redes sociais, o delegado rascunhou os desafios que o aguardam na conta que mantém no Instagram. “Mais uma missão da qual tenho ciência da grande expectativa da sociedade cearense e também da responsabilidade da função”, escreveu o delegado. Na última terça-feira, 3, O POVO divulgou o nome de André Santos Costa como cotado para ocupar o cargo.
André Costa, 38 anos, não é uma figura desconhecida em Alagoas, onde atuava como delegado Regional Executivo da Polícia Federal do Estado. Por lá, o novo secretário era figura frequente em programas policiais, chegando a protagonizar demonstrações da técnica krav magá de defesa pessoal, ao vivo. Além de instrutor da prática, ele acumula as funções de palestrante coaching e professor de cursos preparatórios para concursos públicos.
Até a noite de ontem, 5.692 seguidores acompanhavam as postagens do delegado da PF, que vão desde a execução de música clássica ao piano, passando por imagem vestindo a camisa do Ceará Sporting Club em estádio, até o relato de operações policiais empreendidas por ele.
Em uma das postagens, André Costa aparece vasculhando documentos durante fase da operação Pinote, que investigou a compra de votos nas últimas eleições em Alagoas. “As eleições em algumas localidades já acabaram, mas ainda há muito trabalho a fazer”, relatou. Em outra, o secretário narra, em forma de conto, ação da PF em que um dos agentes — “com muita afinidade com cães” — usou um cachorro de rua como farejador em busca de cocaína escondida em um carro.
Controvérsia
Em outra publicação, em 16 de outubro de 2016, ele aparece com uma pistola Glock 17,9 mm sobre o volante do carro. Na legenda da foto, com distintivo da PF em evidência, André Costa referencia: “Freio de mano”. E explica: “Policial precisa estar sempre preparado para os piores cenários e na rua não pode deixar que o outro lado tenha o elemento surpresa a favor”.
O POVO apurou que o novo secretário ainda prepara a equipe que deve lhe auxiliar no comando da SSPDS. Inicialmente, o trabalho deve começar ainda com o atual quadro. Cearense, André Costa já havia declarado, nas redes sociais, que abriu mão de propostas profissionais em Fortaleza para ficar próximo da família, em Maceió. Dessa vez, mudou de ideia.
Procurada, a assessoria de comunicação da Casa Civil informou que desconhece qualquer reunião entre o governador Camilo Santana e André Costa nos últimos dias. No entanto, reforça que o cargo “não está vacante”.
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016
Jornal de Hoje | Página Cotidiano