Unidades 06/01/2017

Familiares dizem que presos foram separados por facções

Primeiro Comando da Capital (PCC), Comando Vermelho (CV) e Guardiões do Estado (GDE) são separados por unidades prisionais da Grande Fortaleza, conforme familiares. Sejus não confirma fato e fala em "lideranças"
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19027, 'email': 'jessikasisnando@opovo.com.br', 'nome': 'J\xe9ssika Sisnando '})
Jéssika Sisnando jessikasisnando@opovo.com.br
JULIO CAESAR
Familiares de detentos estiveram em frente ao Complexo de Itaitinga, ontem

A distribuição dos detentos em unidades da Grande Fortaleza durante transferências iniciadas terça-feira, 3, está respeitando as facções a que eles pertencem.

 

O POVO apurou que a Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) 3, em Itaitinga, seria a destinada aos detentos do Primeiro Comando da Capital (PCC). A CPPL 4, para presos do Comando Vermelho (CV). Na unidade prisional da Caucaia, permanecem os detentos da Guardiões do Estado (GDE) e a “massa”, que são os presos que não participam de facções. A Secretaria da Justiça (Sejus) não confirmou a separação das facções. Informou apenas que as transferências têm o objetivo de desarticular lideranças e prevenir conflitos.


O POVO obteve a informação que a Sejus não vai aceitar presos de facções no Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (Cepis), pois essa é uma unidade para internos que têm interesse em trabalhar (existem empresas instaladas no local). Assim, somente a “massa” poderia permanecer nessa unidade.


Respondendo a rumores existentes entre as companheiras dos detentos de que não haveria visitas nas unidades neste fim de semana, a Sejus garantiu que as atividades estão mantidas.


No começo da tarde de ontem, houve um protesto das esposas dos presos no quilômetro 27 da BR-116, em frente ao Complexo de Itaitinga II, onde estão as CPPLs 2, 3 e 4 e o Cepis (CPPL 5). Aproximadamente 60 mulheres atearam fogo em pedaços de madeira e interromperam o trânsito. No local, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) negociaram com as esposas, que desobstruíram a via ainda durante a tarde. Segundo uma das esposas, que pediu para não ser identificada, um dos PRFs dialogou com as manifestantes e entrou na unidade. “Ele pediu para retirar as meninas da via e trouxe informações de que o diretor recebeu ordem da Sejus para que os detentos de facções que estavam na Cepis fossem para a CPPL 4, pois lá só é para trabalhador e ‘massa’”, comentou.


A esposa, que atua como uma espécie de liderança entre as mulheres, afirmou que o protesto foi motivado porque, após suposto conflito do lado de fora do complexo, um agente penitenciário que estava na guarita teria usado spray de pimenta contra as mulheres, o que atingiu crianças.


Conflito

Na noite da última quarta-feira, 5, aproximadamente 310 presos da CPPL 1 foram transferidos para a 3, pois detentos do Pavilhão 3 (todos do CV) estavam querendo quebrar a unidade para invadir pavilhão em que estavam detentos do PCC. Estes, da CPPL 1, foram para a CPPL 3.

 

Saiba mais


Ceará

Segundo levantamento nacional do portal de notícias G1, o Ceará é o 1º no ranking de mortes em presídios em 2016, com 50 detentos mortos. Em segundo, fica Pernambuco, com 43 casos, e em terceiro, o Rio Grande do Norte, com 31. Na sequência estão Goiás, com 26 casos, e Pará, com 24.

 

Rebeliões de maio

No dia 21 de maio de 2016, agentes penitenciários paralisaram as atividades e as visitas foram impedidas de entrar nos presídios da RMF. O conflito gerou rebeliões e 14 pessoas foram mortas.

 

Chacina na CPPL 3

Em outubro, quatro detentos com históricos de crimes em Iguatu foram mortos na CPPL 3. As mortes de Michel Idelfonso da Silva, Evando de Macedo Vieira, Demontier Ferreira dos Santos e Fransueudo Pereira de Souza estavam sendo investigadas pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

 

Atendimentos

A Sejus informou, por meio de nota, que, em virtude das transferências realizadas e por razões de segurança, a entrada de familiares no complexo ficou impossibilitada ontem, mas hoje os familiares poderão buscar informações sobre os internos nas próprias unidades, na sede da Sejus e no Núcleo de Assistência aos Familiares de Internos (avenida Heráclito Graça, 600).

 

Morte de detento

Uma das motivações para o confronto entre as facções criminosas no Ceará seria a morte de um detento antes do Ano Novo. O interno foi morto por motivos de vingança que, segundo a ordem das facções, só poderiam ser cobrados fora das unidades. A morte causou um clima de tensão. O POVO apurou que internos estão se desligando das lideranças e permanecendo neutros. Mais de 700 internos teriam deixado as facções.

 

Transferências

No último domingo, dia 1º de janeiro, após o pernoite, familiares de presos bloquearam a BR-116. Na terça, 3, começaram as transferências entre as unidades prisionais, realizadas pelo Batalhão de Choque e por agentes penitenciários.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano