Ataques 28/04/2016

Secretário reclama de "glamourização" de criminosos

Secretário disse que "qualquer pirangueiro que joga pedra em delegacia é considerado o novo Al Capone"
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': ' ', 'id_autor': 16538, 'email': 'eliomar@opovo.com.br', 'nome': 'Eliomar de Lima'})
Eliomar de Lima eliomar@opovo.com.br
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19044, 'email': 'lucasbarbosaaraujo@opovo.com.br', 'nome': 'Lucas Barbosa'})
Lucas Barbosa lucasbarbosaaraujo@opovo.com.br
O POVO mostrou, no último domingo, que o governador revelou ter sido alvo de ameaças

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, reclamou ontem do que chamou de “glamourização” dos ataques a prédios públicos no Ceará. “Qualquer pirangueiro que joga uma pedra no vidro da janela de uma delegacia, por exemplo, já é considerado o novo Al Capone. Aí, chega no presídio como se fosse um bandido de extrema periculosidade”, ironizou Delci. As declarações do secretário foram feitas ontem ao programa O POVO no Rádio, na rádio O POVO/CBN, antes de viajar a Brasília. Delci teria reuniões no Ministério da Justiça. Ele disse que iria “buscar parcerias, sobretudo na área de inteligência”.

 

Nos últimos dois meses, o Ceará registrou pelo menos 26 atentados contra delegacias, prédios públicos, empresas de telefonia, ônibus, topiques e ainda duas ameaças, com informações falsas de bomba no Fórum Clóvis Beviláqua e na empresa de teleatendimento Contax.


Além disso, há três semanas, carro foi encontrado com 13 quilos de explosivos ao lado da Assembleia Legislativa. Um mês antes, em meio à série de ataques contra delegacias, o prédio da Secretaria da Justiça (Sejus) foi alvo de disparos. Há duas semanas, a Câmara Municipal de Sobral foi incendiada por criminosos. Conforme O POVO mostrou na terça-feira, as delegacias começaram a ter reforço na estrutura, após os ataques. O secretário afirmou que o assunto precisa ser tratado “com muito cuidado, para não criar clima de histeria”.


Ameaças

Na edição deste domingo, O POVO publicou declaração do governador Camilo Santana (PT) de que recebeu ameaças de criminosos. “Já recebi ameaças por Facebook e ameaças anônimas. E se isso é uma tentativa de intimidar o governador, nós não vamos nos intimidar. Vamos continuar trabalhando firme e forte”, disse.

Segundo Delci, têm sido feitas “distorções” sobre a fala de Camilo. 

Ele apontou como exemplo os rumores, em sites e blogs, sobre o aumento da proteção ao governador. “Dizer que tem delegados federais fazendo a segurança (de Camilo) é ir longe demais”.


Delci afirmou que há facções criminosas em todos os presídios do País. Para ele, são formas de os recém-ingressos se protegerem dentro do sistema penitenciário. Sobre a onda de ataques, ele destaca como reação de grupos criminosos. “É óbvio que ações estão sendo tomadas no âmbito da segurança e estão ocasionando esse tipo de reação da criminalidade. Mas, como o próprio governador acredita e tem determinado, a segurança pública não vai recuar um milímetro no que está fazendo”.


Em 28 de janeiro, O POVO mostrou que facções criminosas estavam firmando acordos de paz. O Governo sempre minimizou as alianças e o governador chegou a se referir ao fato como “brincadeira”. Na semana passada, o Ministério Público Estadual, junto com a Polícia Civil, realizou operação para cumprir dez mandados de prisão contra envolvidos, justamente, nessas pacificações.

 

Multimídia


Escute a declaração de Camilo sobre a ameaça: bit.ly/ameacasacamilo

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano