Semana Santa 24/03/2016

Para católicos, Tríduo Pascal é tempo de orações e renovação da fé

Considerado o período mais importante para os católicos, a Semana Santa convida os fiéis a refletirem sobre as dificuldades e a esperança
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18917, 'email': 'romulocosta@opovo.com.br', 'nome': 'R\xf4mulo Costa'})
Rômulo Costa romulocosta@opovo.com.br

É chegada a época mais importante do ano litúrgico para os católicos. A partir de hoje, os fiéis vivem o chamado Tríduo Pascal, que marca a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. As celebrações só se encerram no próximo domingo, 27, com os festejos da Páscoa. Para os cristãos, o período suscita reflexões sobre as dores cotidianas e a esperança.

“Nós acreditamos na pessoa de Jesus como Deus e salvador da humanidade. A Semana Santa é o período em que revivemos o principal ato da vida terrena de Jesus, que é a redenção da humanidade em sua morte e ressurreição”, explica o padre Silvio Scopel, coordenador da Comunidade Shalom no Ceará.

Conforme o religioso, a ressurreição de Cristo indica aos fiéis a “abertura das portas da eternidade para todos”. “Por isso, não deve ser encarado como um feriado. É um momento de culto, de reviver os mistérios da salvação da nossa vida”, define.

De acordo com a fé católica, cada dia do Tríduo deve ser reverenciado de uma maneira. Hoje, é dia de relembrar a ceia de Cristo com os apóstolos. É nessa ocasião que ocorre a Missa do Lava-Pés, que marca o amor de Deus às pessoas em gesto de humildade.

Significados

A Semana Santa convida os fiéis a se espelharem na vida de Cristo. Para o padre Rafhael Maciel, sacerdote eleito pelo papa como Missionário da Misericórdia, a data confirma que “todos são chamados para a conversão em Cristo”. “A partir da experiência de Jesus, entendemos que não existe nenhuma situação da vida que não possa ser restaurada. A Páscoa nos dá esperança de que a última palavra não é de derrota, mas de renovação”, demarca.

É neste período que o missionário André Castro, 24 anos, renova a sua fé. O jovem, natural do Rio de Janeiro, chegou a Fortaleza há um ano para viver a missão de evangelizar. A tradição de viver a Semana Santa como um ato de fé ele traz desde os tempos de menino.

“Minha família sempre participou, neste período, das celebrações, mas eu não tinha a visão que tenho hoje. Vivo essa semana como preparação. Para mim, é muito enriquecedor como cristão”, define.

De hoje até domingo, haverá missas e procissões na Catedral Metropolitana de Fortaleza. A Comunidade Shalom organiza ainda retiro no Ginásio Paulo Sarasate. A organização espera reunir 20 mil pessoa durante todos os dias do evento. (colaborou João Marcelo Sena)

Saiba mais

Entenda o que representa cada dia da Semana Santa para os católicos:

Quinta-feira Santa

Lembra a última ceia de Jesus, onde Cristo lavou os pés dos apóstolos. A Missa do Lava-Pés ocorre em alusão a este acontecimento.

Sexta-feira da Paixão

Relembra a crucificação de Jesus Cristo. Os católicos praticam jejum e a abstinência de carne em sinal de respeito e penitência pela morte de Cristo.

Sábado de Aleluia

Marca o dia em que Jesus está sepultado. A Igreja Católica convida os fiéis a ficarem em silêncio em reverência a morte de Jesus. Ocorrem vigílias para celebrar a ressurreição de Cristo.

Domingo de Páscoa

Dia em que Jesus ressuscita. São celebradas, em festa, a vida e a esperança.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano