[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Projeto para o edifício São Pedro prevê prédio de mais de 20 andares | O POVO
São Pedro 11/04/2015

Projeto para o edifício São Pedro prevê prédio de mais de 20 andares

Está sendo analisado pela Prefeitura projeto arquitetônico que deverá erguer edifício por trás da fachada atual. O São Pedro é tombado apenas de forma provisória e não possui documento que deveria especificar a preservação
notícia 6 comentários
{'grupo': '.', 'id_autor': 18890, 'email': 'saraoliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Sara Oliveira'}
Sara Oliveira saraoliveira@opovo.com.br
CHICO ALENCAR/ESPECIAL PARA O POVO
O edifício São Pedro já foi por muitos anos chamado de Iracema Plaza Hotel
Compartilhar

Cerca de 200 apartamentos que mais parecem labirintos e escondem, do piso às luminárias, o requinte do passado. O edifício São Pedro, na Praia de Iracema, que por muitos anos levou o nome de Iracema Plaza Hotel, poderá virar apenas fachada. Caso a obra planejada para o local se concretize, um empreendimento com mais de 20 andares e outros três subterrâneos, será erguido atrás dos recuos arquitetônicos atuais. Tombado apenas de forma provisória em nível municipal, o edifício não possui uma instrução de tombamento, que poderia definir, exatamente, as características do bem a serem preservadas.

Construído em 1951, o São Pedro tem diversos proprietários: 60% do prédio pertence a uma família, 30% a outra e 10% são distribuídos entre diversas pessoas. Durante anos, imbróglios entre donos dos apartamentos impediram qualquer restauração. Há algumas semanas, um processo de Análise de Orientação Prévia foi iniciado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Seuma) para que o projeto arquitetônico do novo empreendimento seja aprovado. O estudo a ser feito verificará, entre outras características, o atendimento a diretrizes viárias, largura de vias, tamanho de quadra e preservação de áreas verdes.


De acordo com um dos sócios da empresa Nasser Issa Arquitetos Associados, José Nasser Issa, o projeto arquitetônico sobre a futura construção está em estágio embrionário. “O prédio é uma estrutura antiga e abandonada. Agora, está se identificando se é viável, tecnicamente. Se tem como acomodar a estrutura para subir mais pavimentos, mantendo a tipologia do que nós temos lá”.


Patrimônio

A Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) já recebeu, da Seuma, o projeto arquitetônico da obra e também deverá elaborar um parecer. De acordo com o coordenador de patrimônio histórico do órgão, Jobber Pinto, a perspectiva do projeto é de um edifício vertical que deverá dialogar com a estrutura existente. “É uma torre vertical, entre 20 e 40 andares, que estaria conectada ao edifício antigo”, disse. Jobber destacou que a instrução de tombamento poderia definir, por exemplo, características como espaço interno e forma de morar cearense de décadas atrás.

Sem o documento, o parecer da Secultfor se baseará apenas em noções gerais de análise arquitetônica. O que mais deverá pesar na análise é volumetria do prédio. Jobber ressaltou que as avaliações devem ser feitas “caso a caso”. “O tombamento não congela a edificação, o fundamental é que ele continue vivo”, frisou. Por nota, a titular da Seuma, Águeda Muniz, disse que “o município vê com muito bons olhos a reativação de um edifício com grande importância histórica como o São Pedro, sendo esta uma oportunidade de desenvolvimento urbano, ambiental e social e de requalificação da área da Praia de Iracema”.

Multimídia

Veja mais fotos do edifício São Pedro, na Praia de Iracema, em

www.opovo.com.br/galeria

Compartilhar
espaço do leitor
Sergio Sherif 12/04/2015 20:56
O destino da cidade de Fortaleza está entregue aos interesses financeiros! Não existe nenhum plano sério para o crescimento da cidade, sustentável e preservando a mínima qualidade de vida. O povo acha que prédio alto é sinônimo de modernização. O verde desaparece bem como o céu! Lamentável.
Márcia 11/04/2015 21:50
Mais um para o muro que separa o restante da cidade da praia. Área tão disputada por brasileiros e estrangeiros. Por que se fala em "revitalização" ( a prefeitura adora essa palavra) se essa região é movimentada e assistida pela prefeitura???
Márcia 11/04/2015 21:48
Com certeza esse prédio vai ser derrubado para se construir mais uma parte do muro de Fortaleza, separando o restante da cidade da praia. Uma área em cada metro é disputado por brasileiros e estrangeiros. Por que se fala em se essa área é movimentada e assistida pela prefeitura?
Instrutor Sharif 11/04/2015 13:42
E mais uma "pedra" para a muralha que impede qua abrisa do mar atinja os lugares mais distantes da praia, tornando Fortaleza uma cidade quentíssima. Política para preservar os prédios antigos, podemos esquecer. Que pena para Fortaleza! Visitem-nos: https://umcearensenaalemanha.wordpress.co
Lima 11/04/2015 08:59
Esse interesse todo naquele prédio só podia ter muita grana por trás. Sempre é assim. A história de Fortaleza que vá pro esgoto. São as construtoras que financiam as campanhas dos políticos pra terem esse direitos devastadores.
Ver mais comentários
6
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano