Trânsito 16/10/2014

Ônibus articulado começa a circular em Fortaleza

O veículo circula na linha 084 - Antônio Bezerra/Messejana/Perimental. Operação experimental segue até novembro, quando o novo ônibus ligará o Antônio Bezerra e o Centro pelo BRT da avenida Bezerra de Menezes
notícia 4 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18917, 'email': 'romulocosta@opovo.com.br', 'nome': 'R\xf4mulo Costa'})
Rômulo Costa romulocosta@opovo.com.br
FOTO: EDIMAR SOARES
O ônibus articulado tem ar-condicionado e suspensão pneumática, o que permite mais estabilidade no interior do coletivo


Ao primeiro ronco do motor, os celulares não se aguentaram nos bolsos. Tinham de registrar em lentes que não fossem retina, guardar a novidade para alcançar outros olhos. Foi assim a primeira viagem do ônibus articulado que começou a circular pela Capital, como teste, na linha 084 - Antônio Bezerra/Messejana/Perimental. Ontem, o novo veículo se uniu aos 11 ônibus que fazem diariamente o trajeto entre os terminais do Antônio Bezerra e da Messejana.


A operação experimental funcionará até novembro, quando deve ser concluída a instalação das paradas de ônibus no canteiro central da avenida Bezerra de Menezes. Os serviços ocorrem para viabilizar o corredor exclusivo para ônibus (BRT, Bus Rapid Transit) na via.


Com o fim dos serviços, esse e outros sete ônibus articulados serão deslocados para fazer o itinerário entre o Terminal do Antônio Bezerra e o Centro, pelo corredor exclusivo. Como na avenida o embarque/desembarque será feito pelo lado esquerdo, os novos veículos já possuem as portas com adaptação.


O articulado tem ainda componentes de conforto, como ar-condicionado e suspensão pneumática, o que permite mais estabilidade no interior do coletivo. O veículo tem capacidade para transportar 150 passageiros, 55 a mais que os ônibus comuns.


Laydyelle Siqueira, 31, aprovou a novidade. A supervisora de logística precisa fazer diariamente todo o percurso do coletivo para chegar ao trabalho. Nos ônibus convencionais, segundo ela, é difícil encontrar assento vago e a quentura do sol sempre incomoda. “Mas se for todo dia com esse novo ônibus fica bom. Viajar sentado e com ar-condicionado facilita muito”, comenta.


Outras avenidas

“Queremos testar vários atributos desses veículos, tanto em relação ao conforto de passageiros como às próprias características dos ônibus, por exemplo a capacidade de frenagem e aceleração”, comenta Antônio Ferreira, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Segundo ele, a proposta é que esse experimento seja feito em outras vias da Capital, a depender da disponibilidade dos ônibus articulados. A prioridade, de acordo com Ferreira, serão linhas com grande fluxo de passageiros em vias que já possuem faixas exclusivas, como a avenida José Bastos.

 

Além dos oito veículos articulados que atuarão no corredor Antônio Bezerra/Centro, outros veículos como a mesma tecnologias farão o trajeto que ligará os terminais do Antônio Bezerra e do Papicu, também usando a avenida Bezerra de Menezes. Essa linha só funcionará em 2015, após intervenções nos cruzamentos da avenida Engenheiro Santana Júnior com as avenidas Antônio Sales e Padre Antônio Tomás, além da reestruturação do Terminal do Papicu.

 

Saiba mais


O POVO acompanhou a primeira viagem do ônibus articulado por Fortaleza. O trajeto entre os terminais do Antônio Bezerra a do Papicu durou exatos 50 minutos. Em alguns trechos da avenida Perimetral, principalmente no bairro Siqueira, as ondulações na via provocavam balanço intenso.


Esta não é a primeira vez que Fortaleza recebe ônibus articulados no sistema de transporte coletivo. Por dez anos, entre 1990 e 2000, os veículos “sanfonados” percorrem as ruas da cidade. A proposta, à época, era de os ônibus percorrem avenidas como Bezerra de Menezes, José Bastos e Aguanambi.

 

Ontem, um grupo de busólogos (pessoas interessadas por ônibus) acompanhou o primeiro dia dos novos coletivos.

 

Multimídia

Veja vídeo do primeiro dia do ônibus articulado circulando em Fortaleza

http://bit.ly/1yEOM6N

espaço do leitor
Flávio Eduardo 17/10/2014 18:14
Só corrijam a linha que o véiculo está operando, é a 082 - Antônio Bezerra/Messejana/Perimetral
Flávio Eduardo 17/10/2014 18:14
Só corrijam a linha que o véiculo está operando, é a 082 - Antônio Bezerra/Messejana/Perimetral
Gabriel Álvaro De Sousa Rodrigues 16/10/2014 14:11
Ae, finalmente uma atitude do orgão de transportes, mas bem que eles poderiam adicionar estes ônibus até a Av.Washington Soares, fazendo o mesmo percurso da linha 050 - Siqueira/Papicu/via W. Soares, e tambem fazer com que ele rode na Av.Oliveira Paiva. fazendo a linha 041 - Parangaba/Papicu... :D
FicBella NorthShopping 16/10/2014 11:05
CADÊ AS BICICLETAS COMPARTILHADAS QUE IAM COMEÇAR A FUNCIONAR A PARTIR DESSE MÊS???
4
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano