Benfica 04/10/2014

AMC começa a fiscalizar faixas de ônibus

Fiscalização será educativa neste primeiro momento. Trabalho começa segunda-feira. Após 30 dias, passarão a ser multados os motoristas de veículos particulares que usarem a faixa para transporte público
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'especial para O POVO', 'id_autor': 16504, 'email': 'domitilaandrade@opovo.com.br', 'nome': 'Domitila Andrade'})
Domitila Andrade domitilaandrade@opovo.com.br
SARA MAIA
Ônibus, micro-ônibus, táxis, vans e transporte escolar podem transitar na faixa


A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) começa nesta segunda-feira, 6, fiscalização eletrônica educativa na faixa exclusiva para ônibus da Avenida da Universidade, no Benfica. Durante os 30 primeiros dias, os motoristas que usarem o espaço serão apenas notificados, sem cobrança de multa. Podem transitar na faixa, marcada na pista em agosto, ônibus, micro-ônibus, táxis, vans e transporte escolar registrado na Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).


São oito equipamentos de fiscalização distribuídos na via, entre a rua Padre Cícero e a avenida Domingos Olímpio, que captarão o uso indevido da faixa por veículos não autorizados. Segundo Ezequiel Dantas, técnico do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt), a iniciativa tem por objetivo “priorizar o transporte coletivo, aumentando a velocidade operacional e diminuindo o tempo de espera dos usuários”.


Pela avenida transitam 42 linhas de ônibus e, de acordo com a AMC, 155 mil usuários de transportes coletivos.


Venício Sales, coordenador da Fiscalização da AMC, explica que veículos particulares poderão acessar a faixa somente para “realizar conversão à direita para alguma via perpendicular ou para entrar em algum estacionamento”. “Carros que forem flagrados na faixa em uma das câmeras e continuarem a ser gravados no quarteirão seguinte serão notificados”, adianta o coordenador.


Depois do primeiro mês de trabalho educativo, a fiscalização passa a ser punitiva e multas serão aplicadas. A infração para quem desrespeita as faixas de ônibus é considerada leve, com multa no valor de R$ 53,20 e perda de três pontos na carteira. A faixa funciona nos dias úteis, de 5h às 21 horas e aos sábados, de 5h às 16 horas. Aos domingos e feriados, o tráfego é livre.


Avenida Carapinima

Passando por obras no canteiro central e nas calçadas, a avenida Carapinima deverá iniciar a mesma operação de fiscalização educativa na faixa exclusiva para ônibus. “Depois das intervenções, que deverão terminar até a metade do mês, os equipamentos de fiscalização serão instalados e a operação deve começar até o fim de outubro”, adianta Ezequiel Dantas, técnico do Paitt.

 

Saiba mais


Os corredores exclusivos são uma iniciativa do Paitt e fazem parte do Programa de Implantação de Faixas Exclusivas, que pretende atingir, até julho de 2015, um total de 120 km de faixas para ônibus na cidade.

 

Contabilizados os 4,4km das avenidas da Universidade e Carapinima, os 8,4km da avenida José Bastos e os 4,3km da avenida Domingos Olímpio, já foram instalados 17,1km dos 120km.

 

No binário das avenidas Dom Luís e Santos Dumont, a velocidade do transporte coletivo aumentou em 40% com a implantação da faixa.

 

De acordo com a AMC, entre 15 e 28 de agosto, foram registradas 5.077 medidas educativas nas duas vias do binário. A operação punitiva está em curso desde o dia 10 de setembro.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano