Santos Dumont 19/08/2014

Falta de informações sobre ônibus confunde usuários

Trecho entre as ruas Dona Leopoldina e Nogueira Acioli foi interditado para obras do metrô. Dez linhas de ônibus foram afetadas. Passageiros buscavam informações, mas não havia fiscais dando orientações ontem
notícia 2 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18917, 'email': 'romulocosta@opovo.com.br', 'nome': 'R\xf4mulo Costa'})
Rômulo Costa romulocosta@opovo.com.br

Motoristas tentam se adaptar às mudanças no trânsito da avenida Santos Dumont, no Centro, após interdição da via no trecho entre as ruas Dona Leopoldina e Nogueira Acioli, na última sexta-feira. O bloqueio existe para viabilizar construção de uma das estações da linha leste do metrô de Fortaleza e deve permanecer até outubro de 2015.

 

Ontem pela manhã, no primeiro dia útil após as mudanças, alguns  condutores foram surpreendidos pelo desvio. Oito agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) orientavam motoristas. Usuários de transporte público também buscavam informações sobre paradas e itinerários dos ônibus. Entretanto, não havia fiscais da Empresa de Transporte Urbano (Etufor) no local.


Dez linhas de ônibus precisaram se readequar ao novo roteiro provocado pelo bloqueio. Agora, quem deseja seguir pela avenida Santos Dumont precisa dobrar à direita na rua Dona Leopoldina (que teve sentido invertido no trecho), depois à esquerda na rua Franklin Távora (que também mudou de sentido) e novamente à esquerda na rua Nogueira Acioli (que tem sentido único - sertão/praia).


Valdira de Sousa, 68, caminhou três quarteirões de casa até o desvio para buscar informações sobre os ônibus. Saiu com dúvidas, pois os agentes da AMC não souberam ajudá-la. “Queria saber como vão ficar as paradas. Mas eles (agentes) só respondem pelos carros”, comentou.


De acordo com Miguel Guimarães, chefe de planejamento da Etufor, o órgão avalia a possibilidade de deslocar fiscais para orientar os passageiros da área. “Como o trecho é pequeno, achamos que não teria essa necessidade”. Segundo ele, as mudanças foram anunciadas em informativos nos ônibus.


A Etufor estuda também a instalação de novas paradas de ônibus no entorno da interdição. Por enquanto, os passageiros devem recorrer aos pontos da avenida Santos Dumont próximos às ruas Rodrigues Júnior e João Cordeiro. Por causa da inversão de sentido em trecho da Dona Leopoldina, a rua Pinto Madeira deverá ganhar um novo local de embarque e desembarque, perto da João Cordeiro.


Para Disraeli Brasil, chefe de operações da AMC, o fluxo no desvio foi considerado tranquilo ontem, apesar da dificuldade de alguns condutores no início da manhã, provocada, sobretudo, pelo desembarque de alunos do Colégio Militar. Segundo ele, em horários de pico, a área poderá receber o auxílio de agentes de trânsito, mesmo quando a operação inicial for encerrada.

 

Saiba mais


Outro ponto de atenção dos agentes de trânsito no local das obras será o estacionamento irregular. Na rua Nogueira Acioli, em frente à igreja do Cristo Rei, só é permitido parar o carro paralelamente ao meio-fio. As fiscalizações serão intensificadas, afirma Disraeli Brasil. Com as mudanças, o motorista fica impedido também de estacionar nas outras vias do desvio.

 

No local da interdição, será aberta uma vala com 133 metros de comprimento, 20,5 metros de largura e 26,5 metros de profundidade. É o local da estação do metrô, que será sob a avenida. A linha leste terá 11 estações entre o Centro e o Edson Queiroz e deve ser concluída em 2018.

 

O bloqueio atinge as seguintes linhas de ônibus: 032 Avenida Borges de Melo II; 035 - Corujão/Paranjana II; 042 - Antônio Bezerra/ Francisco Sá/Papicu; 048 -Corujão/Parangaba/ Papicu; 086 - Bezerra de Menezes/Santos Dumont; 833 - Cidade 2000/Centro; 038 - Parangaba/Papicu; 089 - Expresso Parangaba/ Papicu; 713 - Santos Dumont/ Perimetral; e 753 - Cidade 2000/Sargento Hermínio.

 

Serviço

 

Para informações ou reclamações sobre linhas de ônibus

Etufor: 3452 9339 / 8722

Ouvidoria: 3452 9292

espaço do leitor
Clara Maria 19/08/2014 13:49
concordo com você Antonio, mas isso está acontecendo em outros bairros, faz a mudança do acesso e deixa até os agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC)sem saber onde os pedestres devem pegar o ônibus.
ANTONIO HONORATO HONORATO 19/08/2014 13:07
Dois erros: 1- A Rua Dona Leopoldina é acesso esta normal..foi colocado somente acesso local. 2- Onde fica mesmo a Rua Pereira Filgueiras. ao lado da Igreja do Cristo Rei ou após a Rua Costa Barros..deve ser algum estagiario escrevendo.
2
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano